Pular para o conteúdo principal

Acertei errando: retrato das eleições 2004 em olho d'água





Amar a “Princesinha do Vale” é algo que jamais omiti em quaisquer das situações que vivi. Por isso, tenho a convicção de haver errado quando me deixei levar pela desilusão e me permiti pensar em desistir da missão de lutar contra a antidemocracia e o poder abusivo que
reina sobre a minha tão querida Olho D’água. Que nas últimas eleições municipais, com uma população de 5.745 eleitores, 319 sequer tiveram interesse de comparecerem às urnas, enquanto 3.083 eleitores sufragaram o nome do único candidato à chapa majoritária naquele município.

Este número compactou aquelas pessoas desinformadas que se sentiram coagidas ao ato por diversas situações, inclusive aquelas que são escravizadas por míseros salários, recebendo o título de funcionários públicos, para além de algumas famílias que participam da partilha do “bolo”, e/ou estão presas às vergonhosas negociações que se deu às vésperas das convenções partidárias. Porém, tivemos um número de 2.340 eleitores que revoltados como eu, pela vergonha de não haver opção votamos em nulo e branco.

Neste momento trágico da nossa história, a minha grandeza de espírito galgava sobressair-se com decência dessa página, foi quando busquei na política de Patos, um nome que suprisse o desejo de democracia que havia em mim. A minha visão política sempre foi diferenciada desse sistema comum de compra/venda de votos. E se tivermos comprometimento com a Ordem e o Progresso da nossa Pátria haveremos de extinguir essa prática, através da nossa escolha.

O bom político é aquele que edifica a sua própria escada, e ao alcançar o topo, tem a humildade de olhar para traz e se preciso for, descer até o último degrau para edificar uma outra com maiores dificuldades.

O bom líder é aquele que não faz da política uma profissão, mas sim, uma missão.

A minha busca não foi, contudo, muito alongada, haja vista, começar pelos pretensos candidatos, que estavam derredor de mim.

Com perspicácia observei os atos de alguns, e escolhi aquele que na minha visão seria um bom representante no legislativo municipal, da cidade, a qual escolhi para viver e educar as minhas filhas.

Entre outros estava o colega, José Mota Victor, e sabendo da sua pretensão ao pleito, identifiquei nele, a missão de promover o bem estar dos patoenses, para além, de ser diplomado Vereador ou Presidente da Casa Juvenal Lúcio.

Agendamos uma visita aos meus amigos olhodaguenses, domiciliados em Patos, e nesta, pude constatar o seu comprometimento com a Ordem e o Progresso na sua administração, o que me fez fidelizar o compromisso de ajudar alcançar o seu objetivo.

Sei que não fiz muito, mas, o possível. E, estou, contudo, muito orgulhosa da minha escolha, principalmente pelo seu ato de renunciar o título pelo qual lutou com grandes dificuldades, honrando a sigla do seu partido “PMDB”, para assumir a responsabilidade da educação e da evolução de toda a população, em que a sua arrumação será uma árdua tarefa.

Não sei se José Mota analisou a fidelidade partidária do seu substituto na Câmara Municipal, mas certamente, avaliou as possibilidades de ajustar a nossa educação; de promover eventos culturais; de globalizar as escolas a era tecnológica; enfim, de evoluir a educação, a cultura e o turismo do nosso município.

Que este ano seja um ano de grandes realizações para os nossos políticos e seus assessores que estão assumindo as suas funções, e também para aqueles que permanecem.

Que o brilho das luzes que iluminaram-no durante o Natal e o nascimento do Ano Novo continuem iluminando-os, para que possam trilhar os seus caminhos, não como competidores, mas como Líderes e escolhidos para administrar os nossos destinos com responsabilidade e eficácia.

Parabéns!!! E Boa Sorte!!





Rita Bizerra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor