Pular para o conteúdo principal

Atividades de assistência técnica capacitam e empoderam assentadas paraibanas

O evento mais recente reuniu aproximadamente cem mulheres


As entidades que prestam assistência técnica aos assentamentos da reforma agrária na Paraíba estão investindo na capacitação de grupos de mulheres assentadas. Mini-cursos, seminários e fóruns vêm reunindo assentadas de diversas regiões do estado para discutir fontes alternativas de geração de renda, a exemplo do artesanato e da produção de salgados, bolos e doces, caprinocultura, técnicas de comercialização e agroindustrialização. De acordo com a assistente social Liana Rocha, da assistência técnica do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Paraíba, as atividades que vêm sendo desenvolvidas pelas entidades que atendem os assentamentos apresentam reflexos não apenas no aumento da renda das famílias assentadas e na ocupação feminina. “A participação das assentadas nestes eventos contribui, principalmente, para aumentar a autoestima delas, bem como o seu empoderamento no âmbito da relação familiar, contribuindo sobremaneira para a cidadania dessas mulheres”, afirmou.

O evento mais recente reuniu aproximadamente cem mulheres de 16 assentamentos do brejo paraibano no Assentamento São Domingos, no município de Bananeiras, a cerca de 140 km de João Pessoa. Durante os dias 17 e 18 de setembro elas participaram de uma capacitação sobre geração de renda e de uma palestra sobre desenvolvimento da agroindústria familiar.

Na atividade, promovida pela Assessoria de Grupo Multidisciplinar em Tecnologia e Extensão (Agemte), que presta assistência técnica a assentamentos do Incra-PB, as mulheres discutiram pontos como o planejamento, a organização e a gestão da produção, bem como a comercialização dos produtos.

As assentadas também participaram de uma palestra ministrada pelo técnico em agroindústria Ivan Sérgio sobre Boas Práticas de Higienização aplicadas a toda a cadeia produtiva, desde a produção dos alimentos até o consumidor final. Foram enfatizados os cuidados necessários à obtenção de alimentos inócuos e saudáveis nas fases da colheita, preparo, processamento, embalagem, armazenagem, transporte, distribuição e venda.

No segundo dia de atividades, foram realizadas oficinas de culinária para capacitar as assentadas para a produção de bolos, doces, trufas e cocadas – alimentos que podem ser fornecidos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Governo Federal. As assentadas trocaram experiências, expuseram produtos que já geram renda para os assentamentos e participaram de atividades culturais e sorteios.

Para permitir a participação das assentadas que não tinham com quem deixar seus filhos, a entidade prestadora de assistência técnica destinou um espaço no local onde foi ministrada a capacitação para a distração das crianças, que ficou aos cuidados de duas educadoras da comunidade.

“As assentadas ficaram muita satisfeitas com os temas trabalhados nesses dois dias de atividades e felizes em poder participar de uma capacitação fora da comunidade onde vivem, porque muitas mulheres deixavam de participar das atividades realizadas pela equipe técnica pois precisavam ficar em casa tomando conta dos filhos”, disse a engenheira agrônoma Soraya Henrique Almeida, da coordenação da Agemte.

Outros assentamentos também estão colhendo os frutos do fortalecimento de grupos de mulheres assentadas, como o Assentamento Massangana I, no município de Cruz do Espírito Santo, a 23 km de João Pessoa. Dos R$ 242 mil que o assentamento vai receber em troca do fornecimento de alimentos para o PAA este ano, R$ 54 mil virão do trabalho de dois grupos de mulheres que reúnem 30 assentadas e serão responsáveis pela preparação de 6.561 kg de bolos e 3.745 kg de doces em quatro meses.

Atualmente, o Incra na Paraíba conta com cinco entidades prestadoras de assistência técnica. São 110 técnicos que trabalham com 9.295 famílias em 196 dos 281 assentamentos do estado.

Rita Bizerra, com assessoria


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof