Pular para o conteúdo principal

Estado e prefeitura promovem ações socioeducativas na Praça Dom Adauto


A Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o movimento organizado LGBT da Paraíba, elaborou um Plano de Ação Socioeducativo direcionado para jovens e adolescentes de diversas “tribos”, incluindo lésbicas, gays, travestis e transexuais que frequentam a Praça Dom Adauto, no Centro da Capital.

As atividades vão acontecer todas as quartas-feiras, garantindo um espaço de socialização para a diversidade de jovens e adolescentes, além de promover ações culturais e sócioeducativas que tratem de temas como prevenção às DST/Aids e hepatites virais, redução de danos para usuários de drogas ilícitas e enfrentamento ao uso de drogas e consumo de álcool por menores. A ação prevê ainda medidas clínico-assistenciais e de intervenção policial qualificada para o enfrentamento ao tráfico de drogas.

De acordo com a secretária executiva da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Santos Soares, no contexto de implantação do Espaço LGBT (Centro de Referência dos Direitos de LGBT e Combate à Homofobia da Paraíba), fez-se necessário dialogar com a realidade da praça, onde está localizado o Centro. “Os espaços saudáveis de sociabilidade são interpelados por problemas relacionados ao uso de drogas e diversos tipos de violências, então é necessário garantir proteção e segurança da juventude”, disse.

Para garantir o uso saudável e seguro da Praça Dom Adauto, a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana propôs uma ação interdisciplinar e intersetorial envolvendo a Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, o movimento LGBT, a Comissão da Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo da OAB/PB, o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB e a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Coordenação de Saúde Mental e de DST/Aids/HV da Secretaria Municipal de Saúde.

Também devem participar representantes da Assessoria de Políticas Públicas para Diversidade Humana e Projeto Ruartes da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Recreação, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Entre as ações programadas estão alternativas de cultura e lazer para qualificar o espaço de convivência da Praça Dom Adauto a partir das motivações e interesses dos frequentadores; implementação do Espaço LGBT com atendimento jurídico, psicossocial e ações na comunidade; garantia de iluminação e limpeza urbana da Praça, assistência educativa e preventiva, tendo como foco a atenção integral à saúde e à promoção do sexo seguro, na perspectiva da redução de danos e dos agravos à saúde decorrentes do uso de álcool e outras drogas, e a proteção policial nos arredores da Praça.

O plano objetiva a defesa de direitos e cidadania da população LGBT, no sentido de garantir o direito de jovens lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais vivenciarem os espaços públicos da cidade.

No Estado da Paraíba existe a Lei 7.309/2003 que proíbe qualquer forma de discriminação às pessoas com base na sua orientação sexual nos espaços públicos e privados. A Lei é regulamentada pelo Decreto nº 27.604/2006.


Rita Bizerra, com paraiba.pb.gov

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp