Pular para o conteúdo principal

Mulher pensa alto


Prof. Gretz

Elas estão em toda parte: no trabalho, na política, na mídia, nos esportes, participando de espaços que antes eram tipicamente masculinos. Há 30 anos faço palestras em eventos empresariais e percebo que público feminino vem crescendo e a sensibilidade da plateia está mudando. Isso exige muito mais perspicácia do palestrante, pois mulheres e homens reagem de modo diferente. Em alguns momentos, dirijo-me a elas, porque sei que os homens vão, no máximo, achar engraçado, enquanto elas se empolgam.

Um dos maiores desafios que o homem enfrenta no dia a dia é saber o que se passa na mente e no coração de uma mulher. Shakespeare já dizia: “Quase sempre as mulheres fingem desprezar o que mais vivamente desejam”. E Victor Hugo deixou-nos a seguinte dica: “Quando uma mulher estiver falando com você, escute o que ela diz com seus olhos”. Frases como essas, escritas há séculos, mostram que as diferenças de linguagem entre homens e mulheres são tão antigas quanto a humanidade. As mulheres de hoje, falando todas ao mesmo tempo numa mesa de restaurante, por exemplo, não diferem muito, na essência, da mulher pré-histórica: enquanto os homens saíam para caçar e não podiam fazer barulho para não espantar a caça, elas cuidavam de toda a vida na comunidade, provavelmente falando o tempo todo umas com as outras e com as crianças.

Segundo um recente estudo de historiadores ingleses, foi por causa da habilidade de compartilhar informações sociais que a espécie humana chegou ao atual estágio evolutivo, formando sociedades mais complexas do que qualquer outro grupo de animais. Portanto, as mulheres seriam as principais responsáveis pelo progresso da civilização, já que a capacidade de interagir dividindo informações uns com os outros é, antes de tudo, um talento feminino.

Outros pesquisadores afirmam algo que podemos conferir em nossa casa: a mulher tem um estoque de pelo menos 10 mil palavras para usar a cada dia, e o homem não chega à metade disso. Quando o marido chega em casa depois de um dia de trabalho, é bem provável que já tenha esgotado sua cota diária de palavras, enquanto ela ainda tem uma infinidade de assuntos a serem falados…

Fiz esses comentários em meu livro recém-lançado – “Mulher não fala muito, mulher pensa alto” – buscando entender por que a mulher fala mais do que o homem. Observo durante as palestras que elas levam em conta uma série de detalhes que eles não consideram importantes. Então pergunto ao leitor: você tem certeza de que os detalhes valorizados só pelas mulheres são realmente irrelevantes? Vale a pena prestar mais atenção à percepção feminina.

Aprendi muito (e me diverti) escrevendo esse livro, e espero que seja divertido e esclarecedor também para os leitores. Não foi escrito apenas para os homens entenderem um pouco mais as mulheres, mas também para que as mulheres saibam como lidar melhor com os homens. Tanto nas relações afetivas quanto na vida profissional, ambos terão muito a ganhar se compreenderem melhor o chamado “sexo oposto”. Como diz o subtítulo do livro, são reflexões bem humoradas para uma ótima vida a dois.



Postado por Rita Bizerra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor