Pular para o conteúdo principal

Nilda Gondim ressalta importância de parceria no combate à violência contra a mulher na Paraíba


Deputada federal Nilda Gondim 02 (Julho de 2011) (2)A deputada Nilda Gondim (PMDB-PB) ressaltou, na Câmara Federal, a importância do convênio firmado entre o Ministério da Justiça e a Procuradoria Geral de Justiça do Estado da Paraíba que viabilizou e reestruturação física e a implantação do Projeto de Efetivação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) nas Promotorias de Defesa da Mulher nos municípios de João Pessoa (Capital) e Campina Grande.

Em reunião ocorrida na manhã de terça-feira (06) no gabinete do procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, ficou definida para o início do mês de outubro a entrega das Promotorias, que passarão a contar com núcleos estruturados com equipamentos de informática e equipes de profissionais especializados. O Ministério Público Estadual também será responsável pela formação de banco de dados (de caráter nacional) com informações sobre os perfis das vítimas e dos agressores, conforme previsto no convênio que foi assinado no dia 31 de dezembro de 2010.

Para Nilda Gondim, a iniciativa, que tem o apoio do ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, e que na Paraíba é coordenada pelo procurador-geral de Justiça Oswaldo Trigueiro, vai tornar mais rigorosa e mais eficaz a aplicação das penas contra os responsáveis por práticas de violência contra a mulher na Paraíba. “A sociedade espera ansiosamente que estas medidas estruturantes, que envolvem a atuação de profissionais competentes, a participação de núcleos de defesa da mulher e uma maior publicidade visando a conscientização da população sobre o assunto, possam contribuir para otimizar o processo de enfrentamento à violência contra a mulher, cujo índice de agressões e de vítimas tem aumentado assustadoramente em todo o País”, comentou.

Ressaltando que “a Lei Maria da Penha é forte, é bonita, mas ainda está praticamente no papel”, a deputada paraibana observou que são comuns as notícias sobre casos de agressões físicas, sexuais e psicológicas contra mulheres, muitos deles resultando em assassinatos, e afirmou que a maioria das ocorrências noticiadas são crimes com requintes de crueldade. “Em muitos casos os agressores são os próprios companheiros ou maridos das vítimas”, acrescentou.

A Lei nº 11.340/2006 triplicou a pena para agressões domésticas; permitiu que agressores sejam presos em flagrante; acabou com as penas pecuniárias (aquelas em que o réu é condenado a pagar cestas básicas ou multas), e trouxe uma série de medidas para proteger a mulher agredida, dentre elas a determinação da saída imediata do agressor de casa.

Mesmo assim, segundo comentou a deputada, ela acaba não surtindo o efeito esperado por vários fatores: “primeiro em razão do desconhecimento por parte da grande maioria da população, especialmente feminina; segundo porque muitas das mulheres agredidas acabam optando por não denunciar seus maridos ou companheiros por medo de não terem condições financeiras de viver longe deles; terceiro por causa da preocupação com a criação dos filhos, e quarto (sendo este motivo gravíssimo) porque muitas da mulheres vítimas da violência não abandonam os agressores por medo de serem mortas caso rompam a relação”.

Confiante nos resultados da parceria entre o Ministério Público da Paraíba e o Ministério da Justiça, Nilda Gondim afirmou que se faz necessária, não somente na Paraíba, mas em nível nacional, a tomada de providências urgentes baseadas na parceria dos poderes públicos e da sociedade no sentido de adotar medidas mais austeras contra os agressores. “A Lei n° 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) é um instrumento muito importante, mas deve ser melhor divulgado e mais severamente aplicado”, enfatizou.

Rita Bizerra, com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor