Pular para o conteúdo principal

Pela primeira vez, mulheres em situação de prisão participam da Conferência da Mulher


Pela primeira vez, mulheres em situação de prisão participam de conferências preparatórias para a Conferência Nacional das Mulheres. A I Conferência Temática de Políticas para Mulheres da Penitenciária Estadual Feminina de Cariacica/ES foi realizada no dia 31 de agosto com cerca de 300 detentas.

Segundo a ouvidora da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM), Ana Paula Gonçalves, que acompanhou as discussões, a conferência envolvendo mulheres detentas é inédita e mostra a preocupação do Estado com pessoas de todos os segmentos sociais.“Verificamos a expectativa das mulheres presas por ter oportunidade de expressar suas dificuldades. Esta é uma maneira de dar voz às pessoas que vivem à margem da sociedade”, afirmou.

Durante a conferência as mulheres debateram seus problemas e reivindicaram ações especificas para as mulheres que vivem em presídios. Estiveram presentes, também, o vice-governador Givaldo Vieira, o secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, e a diretora da Penitenciária, Monica Tamanini.

Realizar conferências temáticas, dentre elas, sobre as mulheres em situação de prisão contribui para ampliar a alcance da conferência e o debate sobre as políticas para mulheres do sistema penitenciário do Espírito Santo. Na Conferência foram debatidos assuntos como saúde das mulheres, direitos sexuais e reprodutivo; educação inclusiva, não discriminatória interna e externa a prisão; acompanhamento psicossocial; acompanhamento jurídico, direitos e cidadania; capacitação, emprego e inclusão no mundo do trabalho; egressas do sistema prisional; enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres; o uso de álcool e outras drogas; cultura, esporte e lazer no presídio; acompanhamento familiar.

O vice-governador Givaldo Vieira participou da abertura do evento e destacou a importância de sua realização. “Esta é uma demonstração de que este não é um lugar de exclusão. Com este novo olhar, o governo quer ouvir a voz das pessoas, que por algum motivo se tornaram internas e conhecer seus anseios", disse Givaldo Vieira.

O secretário de Estado da Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, explicou a importância da realização da Conferência com a participação de mulheres em cumprimento de pena privativa de liberdade. "Tem crescido o número de mulheres encarceradas. O envolvimento com o crime tem se dado principalmente por meio do tráfico. Vamos envolver estas mulheres neste debate que é nacional, tanto para entender este crescimento no envolvimento com a criminalidade e também para desenvolver políticas públicas que freiem este aumento. Querermos dar voz a elas e ouvir suas sugestões, além de proporcionar o exercício da cidadania” afirmou.

A diretora da Penitenciária Feminina de Cariacica (PFC), Monica Tamanini, deu as boas-vindas aos convidados, mas, se dirigiu especialmente às internas durante a abertura do evento. "Grande parte das pessoas ainda acha que aqueles que estão cumprindo pena devem ser excluídos da sociedade. Por isso, este evento é um marco e nós estamos tendo a oportunidade de mostrar que somos diferentes e que este é uma ambiente de transformação social onde as pessoas devem ser ouvidas. Aproveitem esta oportunidade e assumam o papel de protagonistas de suas vidas. O que vai ser construído aqui vai trazer resultado para toda a sociedade", disse.

Uma das internas que participou foi Glycenara Anita do Nascimento, de 32 anos. Ela está presa há três anos e dois meses por tráfico e associação ao tráfico e se disse emocionada com a oportunidade. "Estou emocionada com o momento que estamos vivendo. Estão nos dando espaço para falar, nossas opiniões serão ouvidas e consideradas. Percebo que a sociedade começa a nos olhar de maneira diferente. Nem quando estava em liberdade tive a chance de participar de um evento como este. Isto é prova de que temos a chance de mudar e depende de nós querer. Estou neste presídio desde a sua inauguração e aqui nos dão toda a chance de recuperação, só não muda quem não quer. Eu mesma não tinha um bom comportamento e dava problemas ao presídio, com o tratamento que recebo aqui percebi que era hora de mudar e mudei", disse a interna que atualmente cursa a 6ª série e faz curso profissionalizante de marcenaria na unidade.

A Conferência realizada na Penitenciária é uma etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Políticas para as Mulheres. As propostas aprovadas, serão apresentadas na Conferência Estadual, que acontece entre os dias 13 e 15 de outubro. São estas propostas que vão compor a estrutura do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres. Já as propostas elaboradas durante a Conferência Estadual serão levadas para discussão na Conferência Nacional, que acontece em dezembro.

O evento foi realizado pelas secretarias de Estado da Justiça (Sejus) e de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SEASTDH) e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Cariacica.




Com informações: Portal de Notícias de Cariacica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp