Depois dos Bairros Morro, José Mariz, Santa Clara, Vila Mariana, Sete Casas, Alto da Tubiba, Matadouro, Noé Trajano e Bivar Olinto, a Prefeitura Municipal de Patos através do programa Patos Pra Frente está beneficiando desde a manhã desta segunda-feira, 26 de setembro, os moradores dos bairros Salgadinho e Nova Brasília.
Até a próxima quarta os principais serviços do Governo Executivo Municipal estarão sendo oferecidos na Escola Municipal Alírio Wanderley, defronte à sede da CAGEPA, no bairro Salgadinho. O objetivo do programa é descentralizar as ações da Prefeitura, diante das solicitações das Associações Comunitárias de cada Bairro.
Dentre os serviços de saúde o Programa Saúde da Mulher vem propiciando a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento às doenças ginecológicas de maior prevalência.
De acordo com Isabela Cristina, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, o programa oportuniza as mulheres a terem acesso ao Planejamento Familiar, Prevenção do Câncer Ginecológico, Detecção do Câncer de Mama, Atendimento Ginecológico, Prevenção de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e AIDS, entre outros.
“Alguns desses serviços e atendimentos já são disponibilizados nas unidades de saúde dos bairros, mas o fato de trazermos para cada localidade desperta a atenção das mulheres para se cuidarem melhor. A prevenção é o principal ponto de se trabalhar, pois sabemos que muitas mulheres morrem de doenças como o câncer do colo do útero e da mama, ás vezes por pura falta de informação ou receio de procurar os serviços”, relatou a coordenadora.
Nas tendas que foram erguidas do lado de fora da escola, moradores das duas localidades recebem informações sobre doenças e prevenção, e as crianças são orientadas quanto à saúde bucal. Serviços de avaliação nutricional, aferição de pressão, tipagem sanguínea e atividades do programa saúde na escola, entre outros, também estão sendo disponibilizados na escola.
As ações estão sendo desenvolvidas por profissionais de saúde do município, entre eles, as equipes dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família - NASF’s.
Rita Bizerra, com Ascom
Comentários
Postar um comentário