Dezenas de famílias sem teto fizeram manifestação durante a manhã desta segunda-feira, dia 26, para denunciar irregularidades na entrega de casas do Conjunto Monte Castelo II, conhecido como Conjunto dos Sapateiros. A concentração das famílias aconteceu em frente à Prefeitura Municipal de Patos onde várias pessoas fizeram uso da palavra através de sistema de som.
Os manifestantes, na maioria mulheres, muitas com crianças de colo (foto), denunciam que pessoas que não estavam na lista das famílias carentes receberam casas com critérios alheios aos exigidos pelo Programa de Moradia Popular. Segundo Cícero Cirino: “Quem quiser ver as casas que foram entregues a quem não precisa, é só é ir ao Conjunto e comprovar. Pedimos ajuda ao Ministério Público para não deixar essa injustiça permanecer impune”, confessou.
Lenildo Morais - PT, superintendente estadual do INCRA, participou da manifestação e pediu para que os responsáveis pelo cadastramento das famílias, nesse caso a Prefeitura de Patos, anulasse todo o processo e recomeçasse do zero um novo, já que o atual está maculado com denuncias de beneficiamento de pessoas que não poderiam estar recebendo casas destinadas a carentes.
O prefeito Nabor Wanderley – PMDB, participando por telefone do Jornal radiofônico Espinharas Notícias, confessou que a manifestação teve conotação política. “Infelizmente nós não temos como atender todo mundo... Fica o nosso compromisso de quando tivermos mais unidades habitacionais atender as famílias que estão de fora”. Nabor não falou nada relativo às denuncias dos sem teto de que pessoas foram beneficiadas sem ter as exigências sociais para se receber uma casa.
Para piorar a situação, uma nova ocupação foi formada ao lado do Conjunto habitacional Monte Castelo II por pessoas carentes que ficaram de fora do recebimento das casas. Quase todas as pessoas da manifestação estão acampadas como antes da construção do conjunto que foi feito para combater a favelização na cidade.
Fotos com sistema Click Amplie
Jozivan Antero – patosonline.com
Comentários
Postar um comentário