Pular para o conteúdo principal

Use a respiração para acabar com a irritação


Aprenda a controlar o nervosismo e a irritação com a ajuda da respiração

A respiração ajuda bastante no controle do estresse
Foto: Getty Images

Pense em uma situação estressante. Pode ser você parada no trânsito, atrasadíssima para uma entrevista de emprego (ou para uma sessão de cinema com um gatinho). A ansiedade vai subindo, subindo... Até que o coração dispara e a respiração fica curta e ofegante. Por que isso acontece? Porque possuímos um software para "sobrevivência em momentos de crise" que o cérebro "instala" sempre que identifica que o corpo está em uma situação de tensão ou perigo. Fazer você respirar rapidamente é uma de suas muitas estratégias de defesa - assim você coloca mais oxigênio para dentro do corpo e fica preparada para reagir.

Relaxa, relaxa!

Sabendo disso, você pode "reprogramar" esse software para conseguir se acalmar. Basta aprender a usar a respiração diafragmática - uma maneira de respirar mais profunda em que o oxigênio é absorvido mais lentamente. Ela faz o cérebro entender que é hora de sair do estado de alerta e então mandar mensagens para o corpo todo relaxar. Para respirar assim, é preciso soltar o abdômen durante a inspiração de modo que a barriga se encha de ar e o diafragma - músculo que fica na base dos pulmões - seja contraído. E murchar o abdômen na expiração para que o diafragma se expanda empurrando o ar para fora.

Barriga cheia

Quem quer treinar sozinha deve ficar em uma postura confortável (de pé, deitada ou sentada) e com a coluna ereta. Coloque uma mão sobre a barriga e outra sobre o peito e respire observando se a mão que está sobre a barriga se move mais do que aquela que está sobre o peito. Atenção: não é para inspirar com força como se quisesse sugar todo o ar que há em volta, mas fazer isso percebendo o percurso do ar até a região abaixo do umbigo. E depois expirar completamente antes de recomeçar o processo.

Concentrada no próprio umbigo

Exercícios de tai chi chuan também ajudam. O mais comum deve ser praticado de pé, de preferência ao amanhecer, com o corpo voltado para onde nasce o Sol. Abra as pernas na largura dos ombros. Mantenha uma postura ereta, mas com ombros e abdômen relaxados. Inspire lentamente levantando os braços (faça a respiração diafragmática, descrita acima) e expire ao mesmo tempo que os abaixa lentamente. Repita nove vezes. Em seguida junte os polegares e os indicadores formando um círculo ao redor do umbigo. Inspire lentamente se concentrando em sentir a energia nessa região e imaginando a descida dela por suas pernas até os pés. Expire e repita nove vezes.

Ritmo controlado

Em situações cotidianas, a respiração não deve ser nem profunda (relaxante) nem superficial (agitadora). Siga estas dicas para que ela seja saudável:



Rita Bizerra, com m de mulher

Use só o nariz
O ar que entra pela boca também chega aos pulmões. Mas o nariz é o melhor equipamento que temos para essa função, pois aquece o ar e retém as partículas de sujeira.

Sem cinto apertado
O acessório comprime o abdômen e dificulta o uso do diafragma.

Postura, menina!
Ficar muito tempo sentada (principalmente se você tem a postura toda tortinha) dificulta a respiração. Tente manter a coluna ereta e se levante de vez em quando para se espreguiçar... e puxar um pouco mais de ar.

Abra a janela
Não respire somente o ar viciado em CO2 dos espaços fechados. É preciso deixá-lo circular pelo ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof