Pular para o conteúdo principal

Cimeira Mundial sobre Microcrédito


Espanha acolhe de 14 à 17 de Novembro próximo a 15ª Cimeira Mundial do Microcrédito. O evento que acontece na cidade de Valladolid, irá reunir mais de 2000 delegados de 100 países, dentre chefes de Estado e de Governo, especialistas nacionais e internacionais que trabalham na luta contra a fome e a pobreza e alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. A cerimónia de abertura será presidida por sua Majestade a Raínha Sofia, Co- Presidente honorária da Campanha para a Cúpula de Microcrédito que desde 1997 participa nas Cimeiras de Microcrédito.

Angola far-se-á representar à Cimeira por uma delegação multi-sectorial chefiada pelo Ministro da Economia Dr. Abrahão Pio dos Santos Gourgel. Irão fazer parte da comitiva, a Ministra da Família e Promoção da Mulher, representantes dos bancos operadores de micro crédito e da única Instituição Financeira que no país desenvolve a actividade de micro finanças.

De acordo com o Comité organizador, a Cimeira de Microcrédito, é uma importante reunião e acontece num momento de crise com implicações globais, mas com efeitos negativos sobre os países menos desenvolvidos. Apesar da crise, o actual governo espanhol decidiu manter a sua política de cooperação para o desenvolvimento, um factor importante na sua acção externa na luta contra a fome e a pobreza.

Essa política é desenvolvida não só como uma necessidade para proporcionar maior renda para os necessitados, mas também como forma de ampliar os direitos, oportunidades e competências essenciais da população excluída do sistema financeiro e abrange um bilião de pessoas no mundo.

No entanto, a luta contra a fome e a pobreza no mundo, o empoderamento das MULHERES e auto sustentação das instituições de microfinanças, são tidos como os principais objectivos da Cúpula de Microcrédito.

Em Angola, vários avanços são notórios na questão do microcrédito. O país recebeu em Maio de 2010 a visita do fundador do Grameen bank, Muhammad Yunus, considerado por muitos como o pai do microcrédito.

Na ocasião, o economista do Bangladesh disse que o microcrédito deve ser visto como um instrumento para promover a inclusão social e reduzir os níveis gritantes de pobreza, por via da sua expansão no fomento de pequenas iniciativas geradoras de emprego.

O Nobel da paz 2006 que também estará presente em Valladolid, defende que a instrução é uma das formas de afastar a pobreza, segundo ele, há pessoas pobres que conseguiram afastar a pobreza por via da instrução e hoje têm uma vida sem as privações iniciais.

Porém, há que referir, que em Angola os programas de microcrédito estão a contribuir para o aumento da produção.

Até ao momento, já foram beneficiados com o crédito agrícola de campanha 24.013 pequenos camponeses associados em cooperativas, de 68 municípios de 17 das 18 províncias do país, permitindo desta forma o fomento da produção em grande escala.


Edinho Trajano, com CDI MINEC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof