Pular para o conteúdo principal

Daniella Ribeiro cobra na Assembleia da liberação do duodécimo da UEPB pelo Governo



A deputada Daniella Ribeiro, líder do PP na Assembleia Legislativa da Paraíba, apresentou requerimento solicitando que o Poder Legislativo reivindique ao governador do Estado, Ricardo Coutinho, o repasse completo do duodécimo da Universidade Estadual da Paraíba. Em média R$ 70 milhões não foram repassados para a UEPB, segundo a Reitoria, conforme a Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba.

No último dia 27 de setembro, uma nova reunião foi realizada na Reitoria da Universidade, pela diretoria da Associação dos Docentes da Universidade, tendo à frente o professor José Cristovão de Andrade, dessa vez com a reitora Marlene Alves e com o vice-reitor Aldo Maciel. Segundo a reitora, o cumprimento do acordo realizado em maio, depende do depende do repasse completo do duodécimo da UEPB pelo Governo do Estado.

Conforme a Associação, a reitora comunicou que fez pedido de audiência junto à secretária de Finanças, Aracilba Rocha, desde o início de agosto para tratar do Orçamento da universidade 2011. Até o presente momento, relatou a reitora, em média R$ 70 milhões não foram repassados para a UEPB e se em setembro não for resolvido, a UEPB passará por uma grave crise política e institucional, segundo os dirigentes da Associação dos Docentes da UEPB. A ADUEPB aguarda a negociação entre Reitoria e o Governo. O acordo com as entidades tem que ser cumprido. A categoria docente, assim como os técnico-administrativos, aguarda o reajuste salarial em setembro.

O professor Aldo Maciel comentou sobre a proposta da ADUEPB e fez comunicado que tal pleito só será efetivado pela reitoria se houver o cumprimento do Orçamento da UEPB conforme a Lei de Autonomia Financeira pelo governador Ricardo Coutinho. A Reitoria aposta no cumprimento do acordo celebrado com o governador em abril deste ano e que o orçamento de setembro-dezembro haverá respeito e cumprimento a Lei de Autonomia Financeira da UEPB. Os meses de janeiro a agosto serão negociados com o Governo.

A ADUEPB aguarda posição da Reitoria antes do envio e pagamento da folha de pessoal do mês de setembro. Após reunião com a reitora Marlene Alves, a ADUEPB convocará uma Assembleia Geral para discussão e avaliação das negociações com a Reitoria.

A associação vem tratando desses pontos com a Reitoria desde o mês de dezembro de 2010. É defensora de uma política salarial decente para os docentes. O piso salarial do professor deve ser o maior e o melhor entre as diversas categorias dos servidores públicos. A justiça social e a dignidade do serviço público passam por uma visão de futuro com qualidade de vida social e educacional. Os professores recebem os mais baixos pisos salariais e são professores que deve mudar tal quadro.

Frente a essa situação, a ADUEPB está voltada prioritariamente para a questão salarial deste ano e para 2012. As Federais negociaram a melhoria do piso com a incorporação das gratificações e aumento de 4% para março de 2012. Foi com certeza um avanço significativo do Movimento Docente e do Sindicato Nacional-ANDES-SN. Tão logo, a Reitoria aponte sua posição, a ADUEPB convocará uma Assembleia Geral.

A Reitoria informa que o cumprimento do acordo depende também do cumprimento do Governo do Estado com o repasse correto neste mês de setembro do duodécimo. A UEPB aguarda audiência com a secretária de Finanças, Aracilba Rocha, para concluir as negociações com a ADUEPB e com o SINTESPB.

Outro ponto polêmico na discussão é o tratamento dado pela PBPREV aos novos aposentados da UEPB: descumprimento da Lei que criou o PCCR dos docentes e dos técnicos administrativos. Uma luta política e jurídica será travada em defesa dos seus direitos.


Rita Bizerra, com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof