Pular para o conteúdo principal

Detentas de Campina Grande concluem cursos de qualificação


Detentas do Presídio Regional de Feminino de Campina Grande receberam nesta terça-feira (4) os certificados de conclusão dos cursos de maquiagem e assistente de cabeleireiro. Os cursos integram o programa de qualificação profissional oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Os certificados de conclusão foram entregues a 30 detentas. Segundo a diretora do presídio, Raqueline Barreto, novos cursos serão ministrados, a exemplo de capacitação em culinária, artesanato, manicure e secretariado.

“Nós queremos, com os cursos, dar qualidade de vida às detentas. Além de ocupá-las no presídio com a capacitação, elas são preparadas para o mercado de trabalho, a fim de quebrar esse ciclo de reincidência que infelizmente existe no sistema penitenciário”, disse a diretora.

Em nome das alunas, a detenta Mirna Silva agradeceu a iniciativa do Governo e da UEPB em ministrar o curso. “Quando sairmos daqui, teremos uma profissão para trabalhar e começar uma nova vida. Quando me apresentar em qualquer lugar, vou dizer que sou maquiadora. Minha família terá orgulho de mim”, comemorou.

A pró-reitora adjunta de Extensão da UEPB, Rochane Villarim, informou que a universidade tem cerca de 400 projetos. “No entanto, esse projeto de ressocialização é o que mais nos encanta, pois vai mudar a vida de todas as detentas”, disse.

De acordo com o professor Ranieri Ferreira Torres, a qualificação faz parte do projeto de extensão “Perspectiva de Ressocialização das Apenadas da Penitenciária Feminina”, com alunos de curso de graduação de Serviço Social da UEPB.

O juiz da Vara das Execuções Penais, Fernando Brasilino Leite, fez questão de participar da solenidade de entrega dos certificados. “Não tem parâmetro para calcular a importância de um projeto como este. A detenta que hoje recebe o diploma desse curso, quando sair do presídio tem uma profissão já assegurada. Será incluída na sociedade e no mercado de trabalho, pois essas profissões estão em alta”, observou.

O magistrado parabenizou o Governo do Estado, a Secretaria de Administração Penitenciária, a UEPB e demais entidades pela execução do projeto de ressocialização. “É uma ação brilhante para a população carcerária que tanto necessita nesse momento”, disse o juiz Fernando Brasilino.


Rita Bizerra, com Governo do Estado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor