RIO BRANCO - A escritora, compositora e poeta amazonense Regina Melo lança seus mais recentes trabalhos: 'Ykamiabas – Filhas da lua, mulheres da terra' e 'Os anseios das cunhãs'. As obras foram lançadas na sexta-feira (28), no Acre.
Nos trabalhos, a autora enfoca o tema mulher amazônica. O primeiro livro é um romance que resgata o mito das amazonas, sob a ótica feminina. Já o segundo trabalho, uma revista de história em quadrinhos, retrata a migração das mulheres amazônicas do interior para a capital.
- É uma oportunidade ímpar de conhecer essa terra de mulheres fortes que debatem sua condição e existência feminina com singular criatividade. Meus trabalhos têm procurado enfatizar a importância da mulher no contexto histórico, através dos estudos sobre a difusão cultural e culturas antigas. É um privilégio, portanto, ter conseguido o passaporte para o Boca, revelou a escritora.
Ykamiabas – Filhas da Lua, Mulheres da TerraO primeiro romance de Regina Melo, trabalha com a concepção do mito das mulheres guerreiras do vale do Amazonas, sob a ótica feminina. Aborda a existência das mulheres guerreiras no vale amazônico em época pré-colombiana, registra importantes fatos históricos na região e propõe um novo olhar sobre o universo mítico amazônico.
Os Anseios das Cunhas - Um roteiro surgido de um poema"Anseios" retrata a migração das caboclas interioranas à capital da Zona Franca de Manaus, sua relação com o novo ambiente e o sonho de uma vida digna, não obstante o duro cotidiano da cidade. A história resgata a luta dessas mulheres pela sobrevivência e revela a grande corrente movida na conquista de seus espaços. Os Anseios das Cunhãs é um poema onde as caboclas interioranas dançam seu ritual de liberdade nas orgias de prazer e de agonia, e seus anseios de liberdade as levam a experimentar o gosto amargo na condução dos seus destinos.
Rita Bizerra, com Portal Amazonas
Comentários
Postar um comentário