SÃO FRANCISCO - Pela primeira vez em seus cem anos de história, a IBM nomeou uma mulher para o cargo de diretora-executiva.
Além de um marco na trajetória da companhia, a chegada de Virginia Rometty ao posto, anunciada na noite de terça-feira, é um atestado da crescente influência das mulheres no topo do mundo dos negócios.
Hoje, apenas 16 empresas das 500 listadas como as principais pela revista "Fortune" são lideradas por mulheres. Com Rometty e Heather Bresch, nomeada nesta quarta-feira como diretora-executiva da fabricante de remédios Mylan, o número subirá para 18 a partir de 1º de janeiro, quando as duas tomarão posse.
Mesmo assim, duas das maiores empresas de tecnologia do mundo terão mulheres como líder. Isso porque, no mês passado, a Hewlett-Packard (HP) nomeou como diretora-executiva Meg Whitman, ex-CEO da eBay e candidata ao governo da Califórnia.
Virginia Rometty, que tem 54 anos e ocupa hoje o cargo de diretora de vendas e marketing da IBM, assumirá o lugar de Sam Palmisano. Ele acaba de completar 60 anos, idade em que os diretores-executivos da IBM tradicionalmente se aposentam.
Sua nomeação é "um exemplo fabuloso" na promoção de executivos do sexo feminino, disse Jean Bozman, analista da indústria de tecnologia da consultoria IDC.
- A notícia cria um ambiente no qual mais dessas executivas podem ver que isso é possível - disse Bozman.
Rita Bizerra, com o globo
Comentários
Postar um comentário