Pular para o conteúdo principal

Ministra abre inquérito e dá prazo

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia aceitou abertura de inquérito contra o ministro dos Esportes, Orlando Silva, solicitada pelo Procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e abriu prazo de 10 dias para que o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU) enviem ao tribunal todos os convênios do Ministério sob investigação que foram assinados na atual gestão.

O prazo vale também para que a pasta envie documentos sobre contratos firmados no programa Segundo Tempo. Assim que as informações chegarem, serão enviadas para a análise do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.


A ministra também determinou um prazo de 48 horas para que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) envie o inquérito contra o ex-ministro do Esporte e atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), também para que Gurgel avalie se as duas investigações devem, de fato, correr juntas.


Cármen Lúcia não deferiu, porém, pedidos para ouvir algumas pessoas, entre elas o próprio Orlando, argumentando que, primeiro, precisa saber se eles já prestaram depoimento anteriormente.


Orlando é suspeito de participação num esquema de desvio de recursos do programa Segundo Tempo, que dá verba a ONGs para incentivar jovens a praticar esportes.

Enquanto isso


Na Câmara dos Deputados, ontem, a oposição estragou as pretensões do ministro Orlando Silva, de seguir uma “agenda positiva” e falar apenas da Lei Geral da Copa durante audiência pública. O ministro enfrentou uma série de constrangimentos logo que chegou ao plenário 7 da Câmara.


Antes mesmo do início da fala do ministro, os líderes da oposição pediram para falar e atacaram Orlando Silva, solicitando a sua saída do Ministério do Esporte. “A vinda de vossa excelência ao Congresso hoje é uma afronta ao povo brasileiro. A população quer o senhor anos luz distante da Copa do Mundo”, disse o líder do DEM, ACM Neto (BA).


O democrata afirmou que Orlando “não tem mais condições” de seguir a frente do ministério. Duarte Nogueira (PSDP-SP) disse que o ministro deveria deixar o ministério enquanto é investigado.


Orlando Silva, porém, não respondeu aos questionamentos. Tentando demonstrar tranquilidade usou os 25 minutos de sua exposição inicial apenas para falar da Copa do Mundo. Fez uma exposição sobre a Lei Geral da Copa destacando diversos pontos do projeto do Executivo e se disse à disposição para falar desse tema.


O presidente da comissão, Renan Filho (PMDB-AL), impediu que a oposição cobrasse de Orlando uma resposta às denúncias. Ele cortou a palavra do líder do PPS e ao responder ao tucano Duarte Nogueira reforçou que o tema é a Copa. Afirmou que o ministro só falará de outro tema se desejar. Na sequência, o líder do PT, Paulo Teixeira (SP), fez elogios a Orlando e reiterou que a audiência é para falar somente do evento. (das agências)

SAIBA MAIS

O ministro Orlando Silva afirmou ontem que “não há nenhum fato novo” que altere a sua condição de inocente, ao responder sobre o inquérito aberto pelo STF. “Quem solicitou que fosse feita toda a apuração daqueles fatos fui eu. Para mim, não há nenhum fato novo que altere a minha condição de inocente”, disse após participar de audiência na Câmara.

Quem saiu em defesa do ministro, ontem, foi o vice-presidente Michel Temer. Para ele, Orlando Silva tem uma reputação “indestrutível”. Na sua avaliação, ele “faz um belíssimo trabalho. A reputação dele, acho que, sem dúvida alguma, é indestrutível”, disse Temer.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, destacou que o inquérito no STF “não é uma sentença condenatória”. “É uma decisão que determina a realização de uma investigação criminal. Logo, não se pode prejulgar nada”, disse o ministro.


Rita Bizerra, com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor