Pular para o conteúdo principal

Mulher detecta mais cedo o câncer de tireóide do que o Homem

Muito freqüente entre mulheres, os problemas referentes à tireóide, pequena glândula que tem como função controlar o metabolismo do corpo, podem se tornar graves e até mesmo evoluírem para um câncer.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia 60% da população adulta têm nódulos na tireóide, sendo que o tumor maligno é detectado em 5% dos casos.

O câncer de tireóide é considerado de fácil tratamento, principalmente quando detectado precocemente, sendo que o índice de cura é superior a 90%.

No Brasil o câncer de tireóide é o oitavo tipo de câncer mais comum, são cerca de 25 mil novos casos por ano. Esse tipo de câncer acomete três vezes mais mulheres do que homens. A cada grupo de 100 mil mulheres, 18 desenvolvem câncer de tireóide anualmente. Em São Paulo a quantidade de mulheres com câncer de tireóide triplicou em vinte anos.

O crescimento no registro do número de casos não está vinculado ao aumento da incidência da doença. Segundo o oncologista Carlos Roberto Monti, diretor do Radium Instituto de Oncologia, em Campinas, SP, o diagnóstico tornou-se mais freqüente, devido a exames de rotina e até mesmo a uma maior procura por parte das mulheres por consultórios médicos em busca de uma fórmula para emagrecer, o que favorece o diagnóstico da maioria dos casos desse tipo de câncer.

O câncer de tireóide é um tumor maligno de crescimento localizado dentro da glândula tireóide que se localiza na região anterior ao pescoço.

Segundo o médico, os principais fatores de risco para a doença são a hereditariedade, exposição a material radioativo e uma alimentação pobre em vegetais. Um nódulo de tireóide não produz usualmente sintomas, mas pode ser percebido através de auto-exame. Ele pode tornar a voz rouca ou fazer a respiração e a deglutição tornarem-se dificultosas.

"Na maior parte dos casos, quando detectado precocemente, o índice de cura chega a 90% e é um dos tipos mais tratáveis de tumor", afirma o oncologista Carlos Roberto Monti. Nos casos de pacientes jovens em que o tumor é diagnosticado no início as chances de cura chegam a 100%. Em mulheres com mais de 45 anos, quando o câncer tem mais de quatro centímetros de diâmetro e já não está restrito à glândula, esse índice cai para cerca de 70%.

Uma vez diagnosticado o câncer, torna-se necessário o controle permanente. Na maioria dos casos (90%) o tratamento consiste na retirada total da glândula. "Depois dessa retirada o paciente se torna totalmente dependente da reposição de um dos hormônios produzidos pela tireóide, o T4" conta Monti. Como a dosagem padrão varia de acordo com a idade e o peso, a pessoa tem que ter acompanhamento médico e fazer exames regulares de sangue e ultra-sons por toda vida.

"Como qualquer doença, é importante que se esteja atento para os sinais iniciais apresentados pelas doenças de tireóide e, principalmente, se tiver caso da doença na família, procurar um médico para a realização de exames", alerta o oncologista. O exame por imagem permite diagnosticar nódulos de até cinco milímetros, em estágio inicial, o que amplia a possibilidade de cura, no caso de tumor maligno.


Rita Bizerra, com Universo Mulher

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor