Pular para o conteúdo principal

O tema da 2ª edição do “Espaço Mulher” foi saúde da mulher com a entrevistada Dra Francisca Maracajá

A 2ª edição do "Espaço Mulher", apresentado pela escritora Rita Bizerra, entrevistou na manhã de ontem a Fisioterapeuta Francisca Maracajá, a 1ª entrevistada do programa, que falou da saúde da mulher.

Inicialmente a apresentadora falou sobre o aborto e mostrou estatísticas que davam conta que, as chances de mulheres que provocam o aborto tem um percentual de 155% para desenvolver distúrbio mental, mostrou também que uma mulher de 103 anos de idade afirmara que o segredo da longevidade é não experimentar a vida sexual, o que fora descordado pela fisioterapeuta entrevistada pelo Programa a Dra. Francisca Maracajá.

Segundo a entrevistada, o sexo com responsabilidade é até reconhecido como ação curativa para algumas desfunções do organismo e faz muito bem à pele. A Fisioterapeuta ainda acrescentou que o sexo é um exercício físico que contribui para a perda de calorias o que traz grandes benefícios para o corpo.

Entre outras informações de grande importância para a prevenção e cuidados com a saúde da mulher, a incontinência urinária teve predominância na discussão.

Quando interrogada pelos sintomas da doença, Francisca Maracajá classificou em 03 tipos, mostrando como sendo o mais comum a incontinência urinária pelo esforço e o sintoma inicial é a perda urinária que ocorre durante aumento da pressão abdominal, quando a pessoa tosse, penteia o cabelo, movimenta-se, faz exercício físico; o segundo tipo mais freqüente é a incontinência urinária de urgência, mais grave do que a de esforço. É a incontinência que as mulheres apresentam quando, em meio às atividades diárias, abrem uma torneira, por exemplo, e sentem uma vontade súbita e urgente de ir ao banheiro, mas não conseguem chegar ao sanitário a tempo de evitar a perda de urina; o terceiro é a incontinência mista que associa a incontinência de esforço à incontinência de urgência. Nesse caso também o principal sintoma é a perda urinária pela uretra sem possibilidade de controle.

A médica se aprofundou no assunto e recomendara em quaisquer dos casos procurar ajuda de especialista, que sejam, ginecologista, fisioterapeuta e/ou urolugista.


Um assunto de grande importância debatido naquela oportunidade fora a frigidez pós-parto, foi quando a médica revelara ser maior culpado o companheiro. Solicitado pelo editor dicas para que o homem trabalhasse a situação, a Dra Francisca Maracajá fez entre outras recomendação e compreensão e o cavalheirismo.Por fim o editor do Programa a indagou sobre o que ligaria a incontinência urinária à infecção urinária, e com autoridade a médica explicou cientificamente como estavam próximas e até poderia acontecer casos de ser aquela o início da infecção urinária.

Embora satisfeitos pelo rico conteúdo do Programa apresentado na manhã de ontem, tanto Rita Bizerra, quanto a própria Dra Francisca Maracajá reconheceram o tempo insuficiente para uma discussão tão abrangente e combinaram entre si um retorno para a continuidade da conversa.

É certo que as conterrâneas também perderam alguns minutos a derramarem elogios uma sobre a outra, afinal, tem recordações incomuns.

Da Redação


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp