O tema da 2ª edição do “Espaço Mulher” foi saúde da mulher com a entrevistada Dra Francisca Maracajá
A 2ª edição do "Espaço Mulher", apresentado pela escritora Rita Bizerra, entrevistou na manhã de ontem a Fisioterapeuta Francisca Maracajá, a 1ª entrevistada do programa, que falou da saúde da mulher.
Inicialmente a apresentadora falou sobre o aborto e mostrou estatísticas que davam conta que, as chances de mulheres que provocam o aborto tem um percentual de 155% para desenvolver distúrbio mental, mostrou também que uma mulher de 103 anos de idade afirmara que o segredo da longevidade é não experimentar a vida sexual, o que fora descordado pela fisioterapeuta entrevistada pelo Programa a Dra. Francisca Maracajá.
Segundo a entrevistada, o sexo com responsabilidade é até reconhecido como ação curativa para algumas desfunções do organismo e faz muito bem à pele. A Fisioterapeuta ainda acrescentou que o sexo é um exercício físico que contribui para a perda de calorias o que traz grandes benefícios para o corpo.
Entre outras informações de grande importância para a prevenção e cuidados com a saúde da mulher, a incontinência urinária teve predominância na discussão.
Quando interrogada pelos sintomas da doença, Francisca Maracajá classificou em 03 tipos, mostrando como sendo o mais comum a incontinência urinária pelo esforço e o sintoma inicial é a perda urinária que ocorre durante aumento da pressão abdominal, quando a pessoa tosse, penteia o cabelo, movimenta-se, faz exercício físico; o segundo tipo mais freqüente é a incontinência urinária de urgência, mais grave do que a de esforço. É a incontinência que as mulheres apresentam quando, em meio às atividades diárias, abrem uma torneira, por exemplo, e sentem uma vontade súbita e urgente de ir ao banheiro, mas não conseguem chegar ao sanitário a tempo de evitar a perda de urina; o terceiro é a incontinência mista que associa a incontinência de esforço à incontinência de urgência. Nesse caso também o principal sintoma é a perda urinária pela uretra sem possibilidade de controle.
A médica se aprofundou no assunto e recomendara em quaisquer dos casos procurar ajuda de especialista, que sejam, ginecologista, fisioterapeuta e/ou urolugista.
Um assunto de grande importância debatido naquela oportunidade fora a frigidez pós-parto, foi quando a médica revelara ser maior culpado o companheiro. Solicitado pelo editor dicas para que o homem trabalhasse a situação, a Dra Francisca Maracajá fez entre outras recomendação e compreensão e o cavalheirismo.Por fim o editor do Programa a indagou sobre o que ligaria a incontinência urinária à infecção urinária, e com autoridade a médica explicou cientificamente como estavam próximas e até poderia acontecer casos de ser aquela o início da infecção urinária.
Embora satisfeitos pelo rico conteúdo do Programa apresentado na manhã de ontem, tanto Rita Bizerra, quanto a própria Dra Francisca Maracajá reconheceram o tempo insuficiente para uma discussão tão abrangente e combinaram entre si um retorno para a continuidade da conversa.
É certo que as conterrâneas também perderam alguns minutos a derramarem elogios uma sobre a outra, afinal, tem recordações incomuns.
Da Redação
Comentários
Postar um comentário