Pular para o conteúdo principal

Salões de beleza põem em risco a saúde da Mulher

VIGILÂNCIA SANITÁRIA ADVERTE PARA RISCOS NOS SALÕES DE BELEZA
São dicas fáceis e simples que fazem a diferença. O recomendado é ter um kit pessoal e levar sua própria lixa, alicate e espátula ao salão de beleza.
Ir ao salão de beleza requer mais cuidado do que apenas conseguir espaço na agenda.
Segundo a Vigilância Sanitária, alicates de unha, lençóis de maca de tratamentos estéticos, cera de depilação e até escovas de cabelo podem transmitir doenças que vão desde micoses e dermatites a tétano, hepatite C e até HIV.
“O primeiro hábito saudável é o profissional lavar as mãos entre um cliente e outro”, ensina a sanitarista Mônica Vallim que lembra, no entanto, que as maiores denúncias na vigilância são por falta de esterilização de materiais.
De acordo com ela, no entanto, há outros cuidados que precisam ser tomados. “O piso e as paredes devem ser lisos e impermeáveis para não acumularem germes, poeira ou resquícios de secreções”, alerta Mônica, que condena o uso de carpetes e paredes com textura.
Unha

Pelas normas do órgão, materiais de madeira como espátula, lixas de pé e de unha e palitos devem ser descartados.
Como madeira é um material poroso, bactérias e fungos podem ficar na ferramenta, que não resiste a desinfecções e esterilizações. Mas a principal preocupação costuma ser o alicate de unha.
“Todo o kit esterilizado deve se aberto na frente do cliente e o que é descartável jogado fora depois do uso”, aconselha a sanitarista. “Muitas vezes há sangramentos não vistos a olho nu e, como não dá para saber se o cliente é portador de alguma doença, temos que esterilizar para impedir a contaminação”, completa.
Bacias devem vir forradas com protetor descartável e lavadas e desinfetadas depois de cada cliente.
Depilação

Quando o assunto é depilação, Mônica é categórica: “a reciclagem de cera é proibida”. A sanitarista lembra ainda que a mesma espátula usada na virilha não deve ser aplicada no buço, mesmo que seja da mesma cliente; e que a espátula usada para misturar a cera não deve ser a mesma que se usa na pele do cliente.
“A cera que resta contém pedaços de pele, pêlos e microorganismos”, explica. É importante saber também que, pelas regras da vigilância, locais para depilação devem ter um lavatório a cada seis cabines, com sabonete líquido, papel toalha e lixeira operada por pedal.
Cabelos

Até os cuidados com cabelos devem ter atenção especial no quesito higiene. “As escovas de cabelo também devem ser trocadas a cada cliente.
Elas devem ser limpas e desinfetadas”, diz Mônica, que sugere o mesmo tratamento para toalhas. “Todos esses cuidados são para evitar doenças como sarna, piolho, dermatites, micoses e até tétano, hepatite C e HIV”, resume ela.
A cada dois meses a Vigilância Sanitária promove palestra gratuita sobre o assunto. Sempre na última segunda-feira do mês.
Para denunciar, qualquer pessoa pode prestar queixa anonimamente através do telefone (21) 2503-2280.


Rita Bizerra, com Universo Mulher

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor