Pular para o conteúdo principal

A violência contra a mulher no Brasil, foi o tema do Programa “Espaço Mulher” no domingo passado


A violência contra a mulher é uma discussão quase que mundial atualmente, pois, ainda há países com Leis e regimentos arcaicos que mantém a mulher na submissão de servir ao homem.

O Brasil que há muito se revela um país feminino, e, hoje, com mais propriedade por ser administrado por uma mulher, a nossa brasileira ícone em competência e habilidades de liderança, a Presidenta, Dilma Rousseff, demonstra a percepção de descontrole da violência contra a mulher e se mobiliza buscando solução para esse tão grave problema social e como fora oficializado de saúde pública.

O Programa Espaço Mulher, que tem a responsabilidade de mobilizar a sociedade para os valores que tem o verdadeiro poder de harmonizar, encorajar e fortalecer o ouvinte para enfrentar suas fragilidades diante do mundo, saiu na frente com o propósito de se unir ao movimento “Violência contra a Mulher” lançando a discussão do tema na edição do domingo passado.

Com a definição “A violência contra a mulher é toda e qualquer ação ou conduta baseada no gênero que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública como na esfera privada”, a apresentadora Rita Bizerra abriu a discussão e mostrou que essas atitudes estão relacionadas a uma manifestação de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres, que conduziram à denominação e à descriminação contra as mulheres, o que faz os homens se achar no direito de não permitir o desenvolvimento das mulheres que ele imagina ter poder sobre elas, que são as irmãs, namoradas, esposas, filhas e até as mães, em alguns casos.

Interagindo com a discussão, o Editor do Programa Edinho Trajano sugeriu que, a sociedade como um todo tem que aprender mais sobre a igualdade, sobre a paridade de gênero e ver a mulher como pessoa independente, individual. “Se a gente parar para pensar e planejar a vida em família, como sendo a mulher capacitada para conduzir igualmente esse projeto de vida familiar, é claro, que há uma possibilidade bem maior para que esse projeto ganhe velocidade e as realização sejam mais sustentáveis”.

Na oportunidade a apresentadora Rita Bizerra referendou-se “na prática quando estudamos comportamento humano e conhecemos a maneira de agir das pessoas que estão derredor de nós, nos tornamos capazes de deduzir quanto tempo as pessoas perdem das suas vidas, para observar as nossas atitudes. E isso, não deixa de prejudicar o desenvolvimento de cada um, que ao invés de se dedicar ao bem estar da sua família, de caminhar com a execução dos seus projetos de vida, se dedica a nos vigiar. Eis aí, mais uma razão de termos a obrigação de vivermos em família e em comunidade dentro dos padrões da normalidade”.

Além de dados estatísticos apresentados sobre a violência contra a mulher no Brasil, a jornalista fez o convite para a imprensa trabalhar o problema de forma educativa, incentivando as mulher a conhecer os seus direitos, publicando textos sugestivos e opinativos som funtamentação e, ainda mais, o programa contruiu a deixa de profissionais de comunicação e autoridades competentes partir para um estudo aprofundado dobre causas, consequência/efeitos e solução do problema.

A extensão do assunto na edição seguinte terá o depoimento da Delegada da Mulher de Patos e uma mostragem da realidade da violência contra a mulher registrada na região.

Aproveitamos o momento para agradecer a grande audiência dos internautas ao Programa Espaço Mulher e pedir para que se tornem um canal de publicação do cultivo de valores que é o nosso Programa e traga adeptos para a nossa audiência.

Redação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor