Pular para o conteúdo principal

Brasileira é finalista de prêmio da ONU


A terceira edição do evento acontecerá durante o 3º World Investment Forum (WIF) em Doha, no Qatar, em abril de 2012, junto com a 13ª Conferência Ministerial da UNCTAD. As três primeiras colocadas receberão como prêmio uma ajuda financeira para investir na melhoria da empresa. “Me sinto muito emocionada com essa indicação. Isso só dá mais visibilidade a nossa empresa. Também mostra que todo o esforço e trabalho que fizemos foi acertado”, diz Patrícia.

O prêmio foi criado como forma de incentivo ao empreendedorismo das mulheres que participaram do Empretec. O objetivo é motivar as empresárias que fazem a diferença nos seus países. Os especialistas encarregados da seleção das finalistas levam em conta critérios como talento empreendedor, desempenho da empresa, a liderança da mesma na comunidade em que atua, a singularidade e superioridade dos produtos e serviços prestados. A brasileira foi reconhecida por propor medidas ecológicas para a coleta, o transporte e o tratamento final de resíduos perigosos.

Patrícia Paz conquistou o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios edição 2010/2011 e foi uma das três escolhidas pelo Sebrae Nacional para concorrer ao prêmio internacional. A UNCTAD é composta por 32 países e cada um deles faz suas indicações.

Superação

A Moura e Paz - Soluções Ambientais, criada por Patrícia Paz, é uma empresa de incineração de resíduos sólidos e que atua há pouco mais de dois anos no estados de Rondônia e Mato Grosso. Mas até chegar ao ramo de incineração, a empresária passou onze anos da sua vida trabalhando como dentista num consultório.

“Posso dizer que a Moura e Paz foi criada a partir das dificuldades que eu sentia, como dentista, de não poder descartar o lixo produzido pela clínica de forma segura e adequada”, explica. Após receber uma multa, Patrícia começou a pensar em soluções e viu que outras clínicas e hospitais passavam pelos mesmos problemas. Foi aí que a dentista largou a profissão e passou a buscar informações sobre seu novo empreendimento.

No início, a empresária se deparou com muitas dificuldades. Precisou voltar a estudar, fez um curso de pós-graduação em gestão, auditoria e pericia ambiental. Também venceu a resistência do marido à ideia e convenceu um amigo a ser sócio. Outro obstáculo foi montar uma equipe multidisciplinar com engenheiro sanitarista e químico, projetistas, economista e biólogo. “Sofri discriminação em muitos lugares. Depois que inauguramos a empresa passamos uns seis meses sem clientes”, lembra Patrícia.

Peregrinação

Para não deixar seu negócio morrer na casca, a empresária começou uma peregrinação em cidades vizinhas, levando seu projeto e tentando vencer as resistências. “As pessoas, principalmente meus colegas da área da saúde, eram contra pagar por este serviço diferenciado. Mas eu fui em frente e não desisti. Hoje trabalhamos com a coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos perigosos. Poucos estados possuem este serviço. Preservamos o meio ambiente e fazemos tudo absolutamente dentro da legislação. Conseguimos mudar a cabeça das pessoas sobre o assunto”, comemora.

A destinação correta de resíduos químicos, lixo hospitalar e combustíveis são a atividade principal da Moura e Paz, que atualmente conta com 22 colaboradores e uma cartela de 700 clientes. Mas a empresária também realiza palestras de educação ambiental para clientes e prefeituras e recebe estudantes que desejam conhecer a empresa e se interar sobre as novas tecnologias usadas no tratamento de resíduos sólidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor