Pular para o conteúdo principal

Comissão da Assembleia aprova audiência sobre consignados


A aprovação de um pedido de audiência pública para debater as condições com que os servidores estaduais contratam empréstimos consignados gerou polêmica ontem na Assembleia Legislativa. Quem levantou os questionamentos foi o deputado Osmar Baquit (PSD), que pediu à Mesa Diretora a anulação da reunião extra-ordinária da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania – realizada ontem pela manhã - que aprovou o pedido de audiência pública, de autoria da deputada estadual Eliane Novais (PSB).


Durante a sessão de ontem, Baquit – que é um dos cinco membros da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania - disse que o encontro ocorreu de modo irregular, pois o Regimento Interno da Casa proibiria a realização de reuniões das comissões temáticas no mesmo horário das sessões plenárias. Tanto Eliane como Heitor Férrer (PDT) – vice-presidente da Comissão – admitiram que a reunião ocorreu, ontem, paralelamente à sessão e que o Regimento realmente proíbe as reuniões paralelas às sessões.


Heitor, porém, protestou afirmando que apesar de anti-regimental, a realização de reuniões nos horários das sessões se tornou comum na Assembleia. Ele disse que, caso a Mesa Diretora cancelasse a reunião de ontem, pediria o cancelamento de diversas outras reuniões de comissões permanentes que aconteceram também no mesmo horário em que se realizava sessão ordinária no plenário 13 de Maio. Ao falar sobre o assunto, Baquit chegou a dizer que sequer foi convidado para a reunião, mas que não usaria isso em seu questionamento, por entender que o Regimento Interno já é bastante claro ao tratar do assunto.


A decisão

O requerimento de Eliane foi aprovado ontem pela Comissão com dois votos favoráveis – de Férrer e da própria autora - contra um voto contrário – de Danniel Oliveira (PMDB). Eliane explicou que a comissão tem cinco membros, mas que, com três participantes, já há quórum suficiente para votações. A deputada disse ainda que convidou Baquit para “todas” as reuniões da Comissão, mas que o deputado “nunca” compareceu a nenhuma dela. “Eu não ia expor a situação de ninguém, mas agora vou mostrar que ele nunca participou de nenhuma reunião dessa comissão”.

Segundo Férrer, Baquit só está fazendo o questionamento sobre a regularidade da reunião porque foi aprovado o requerimento que vai permitir a realização de uma audiência pública para discutir os empréstimos consignados – o que seria uma vitrine para as últimas denúncias feitas por Heitor Férrer, segundo quem os empréstimos seriam feitos dentro de um sistema de aparente pluralidade de empresas atravessadoras, mas que, na prática, apenas uma – de propriedade do empresário Luis Antônio Ribeiro Valadares, genro do secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho – ficaria com os lucros gerados pela contratação de empréstimos consignados dos servidores estaduais. A situação configuraria tráfico de influência.


O POVO tentou contato ontem o secretário chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, através de sua secretária. Em seu gabinete, a secretária informou que Arialdo estava ontem à tarde em um trabalho “externo”, sem hora marcada para retornar ao gabinete. Ela anotou o recado deixado pela reportagem e prometeu encaminhar a Arialdo quando este retornasse para seu gabinete. Até a noite de ontem, não houve nenhum retorno do gabinete do secretário chefe da Casa Civil.

E agora


ENTENDA A NOTÍCIA


A realização da audiência pública para tratar dos empréstimos consignados ainda depende do aval do plenário da Assembleia. Como o governo tem ampla maioria de apoio, dificilmente a matéria será aprovada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor