Pular para o conteúdo principal

Filho de Teodorico quer barrar voto de Soraia


Investigado no escândalo, Thiago Menezes alega que a conselheira Soraia Victor é inimiga de seu pai, Teodorico Menezes, que se afastou da presidência do TCE após ter nome envolvido nas denúncias. Impasse será resolvido terça.

Uma das personagens mais polêmicas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), a conselheira Soraia Victor pode ficar impedida de votar sobre aquele que deverá ser o primeiro processo relacionado ao escândalo dos banheiros julgado na Corte. Isso porque um dos investigados no caso, Thiago Barreto Menezes, entrou com uma “arguição de suspeição” contra Soraia, alegando que ela seria inimiga de seu pai, Teodorico Menezes – ex-presidente do TCE que se afastou do cargo após ter o nome envolvido nas denúncias.

Para Thiago, a suposta “inimizade” da conselheira contra Teodorico comprometeria a imparcialidade do voto no processo dos banheiros referente a Pacajus, denunciado pelo O POVO em julho deste ano, e cuja relatora no TCE é Soraia.


Thiago é presidente da Sociedade de Proteção e Assistência à Maternidade e à Infância daquele município, que recebeu R$ 300 mil da Secretaria das Cidades para erguer 300 kits sanitários. A inspetoria do TCE constatou que houve irregularidades na construção.


A arguição de suspeição contra Soraia está sob a responsabilidade do atual presidente da Corte, conselheiro Valdomiro Távora, que encaminhou a ação para apreciação do Ministério Público de Contas (MPC). “Eu já tenho uma opinião, mas vou esperar o parecer do Ministério Público, para ficar mais resguardado e tornar a situação mais transparente”, argumentou Valdomiro.


A expectativa é que o MPC se manifeste até sexta-feira. Só depois, na terça da semana que vem, o caso segue para o Plenário do TCE, onde todos os conselheiros votarão sobre a suspeição, ou não, de Soraia.


Conforme explicou o presidente do Tribunal, o questionamento de Thiago refere-se apenas ao caso de Pacajus – sem influenciar a apreciação dos casos nos mais de 50 outros municípios que aparecem no escândalo dos banheiros.


Até que a arguição seja julgada pelo Pleno, Soraia fica impedida de apresentar seu relatório sobre o escândalo em Pacajus. O processo está pronto para ser julgado há cerca de três semanas, mas a votação vem sendo adiada por causa do impasse sobre a suspeição.

Sem comentários


Os conselheiros ouvidos pelo O POVO evitaram fazer comentários sobre a iniciativa do filho de Teodorico, alegando não poderem adiantar o voto antes de o assunto entrar na pauta do Pleno.


Perguntada sobre a suposta inimizade contra Teodorico e os efeitos disso em sua decisão sobre Pacajus, Soraia Victor disse apenas que não conhecia os termos da arguição apresentada por Thiago e que, por isso, ainda não poderia se defender ou se manifestar sobre o caso.

SERVIÇO

Tribunal de Contas do Estado do Ceará - TCE

Endereço: Rua Sena Madureira, número 1047

Telefone:(85)3488.5900

Site: www.tce.ce.gov.br

Entenda o caso


Vários embates no TCE já foram protagonizados entre Soraia Victor e outros conselheiros. O mal estar começou em 2009, quando, em entrevista ao O POVO, ela criticou a suposta falta de critérios técnicos em algumas votações da Corte.


As declarações provocaram forte reação dos “colegas” de Plenário, que, na sessão seguinte, chegaram a gritar e a bater na mesa enquanto disparavam contra as críticas de Soraia. Alguns até se retiraram da sala do Pleno quando ela tomava a palavra.

Esse e outros episódios geraram um clima tenso na Corte. Em nova crise em 2010, ao reclamar por não ter sido informada sobre uma reunião, Soraia ouviu do então presidente Teodorico Menezes que ela jamais seria chamada para qualquer reunião em seu gabinete.

Soraia mostrou-se crítica à gestão de Teodorico, encerrada este ano com o envolvimento do nome dele nas denúncias do escândalo dos banheiros. Por outro lado, Teodorico também não costumava esconder o desafeto contra a conselheira, ao lançar críticas contra a suposta postura “radical” da colega.

O conselheiro mais antigo na Corte atualmente, Alexandre Figueiredo, preferiu não avaliar a situação. Entretanto, ele afirmou que, na votação da arguição de suspeição contra Soraia, ele se declarará “suspeito”, por ter relação de amizade com Teodorico e seus familiares.

De acordo com Figueiredo, que está há 16 anos no posto, este é o primeiro episódio de arguição externa de suspeição contra um conselheiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor