Pular para o conteúdo principal

Mulher cria música para combater a dengue em Londrina

A aposentada Almerinda usa a viola para manter o mosquito longe de casa e do bairro. O Melô da Dengue dá dicas de limpeza e informações sobre a doença. Um sucesso na cidade.

Duas cidadãs brasileiras do interior do estado do Paraná encontraram maneiras diferentes e eficientes de combater o mosquito da dengue.


É só escutar um zumbido que Terezinha Bonjorno sai à caça. Puro medo, depois de uma epidemia dentro de casa. A família inteira teve dengue no último verão. “Eu sentia muita febre, dor de cabeça, dor no corpo. Não tinha forças para nada”, conta Rodrigo Bonjorno.

A verdade é que, até então, ninguém ligava muito para prevenção. Dengue parecia algo distante. O susto em família forçou a mudança nos hábitos e começou pelas plantas dentro de casa, trocadas por flores de plástico. Na varanda, areia e furo nos pratinhos. Nada de água parada. “A gente não vê mais mosquitos voando perto das plantas”, afirma Terezinha.

Ofensiva também do lado de fora. Faxina geral no jardim. Agora, o olhar atento percebe o risco até nos detalhes. “As folhas murchas afundam e juntam água. Então, é perigoso, porque é um criadouro do mosquito”, ela explica.


O que alerta dona Terezinha, em Maringá, virou obsessão para dona Almerinda, que mora em Londrina. (fica a 100 km). “É tudo limpinho. Nunca acharam nada no meu quintal”, revela Almerinda.

A aposentada também usa a viola para manter o mosquito longe de casa e do bairro. O Melô da Dengue dá dicas de limpeza e informações sobre a doença. Um sucesso na cidade.

Viola na mão, spray de veneno. Ação e criação, que ajudam a diminuir o risco de epidemia nas duas cidades. “Não queremos nenhum mosquito aqui. Não quero ele perto de mim”, diz Almerinda.

“Eu já tinha medo e, depois, que você tem, você fica com mais medo ainda porque você vê que é pior do que você imaginava e, além disso, você vê que é uma doença que mata, que é perigosa realmente. O que a gente puder, cada um individualmente contribuir, estar consciente todo mundo que a gente pode fazer a nossa parte , eu acho que a gente ajuda e se protege”, conta a atriz Débora Bloch

Globo.com
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor