Pular para o conteúdo principal

Produção de flores da Paraíba é referência para comunidades rurais de outros Estados


Realidades diferentes, mas possibilidades de crescimento bem semelhantes aproximam floricultores do Rio Grande do Norte e Paraíba. Em visita técnica a comunidade de Avarzeado, zona rural de Pilões, agricultores de São Gonçalo do Amarante (RN) conheceram como mulheres da Paraíba superaram desafios e transformaram preconceitos em flores e negócios.

Percorrendo 160 quilômetros de estrada em mais de duas horas de viagem 20 agricultores atravessaram a divisão entre os estados para conhecer a experiência paraibana. Para o vice-presidente da Associação de Flores de Lourdes, em São Gonçalo do Amarante, Cândido Ronaldo de Sena, a visita foi positiva e demonstrou que é possível desenvolver ação semelhante. “Apesar da dificuldade que elas enfrentaram, vemos hoje o sucesso das ações da Cofep. Isso demonstra a viabilidade do negócio”, disse.

Os produtores da Associação Flores de Lourdes integram o projeto de Flores Ornamentais e plantas Medicinais desenvolvido pelo Sebrae Rio Grande do Norte. Segundo a gestora do projeto, Maria Emilia Pereira, a Cofep é um exemplo de um trabalho de sucesso e pode servir de exemplo para o desenvolvimento do segmento no Rio Grande do Norte.

Emilia explica que os produtores foram beneficiados com financiamento não reembolsável da ordem de R$ 80 mil resultado de projeto apresentado ao Programa de Desenvolvimento Solidário da Secretaria Estadual de Trabalho, Habitação e Ação Social do Rio do Grande do Norte. A expectativa é de que 20 produtores da comunidade Guajiru, situada no Estado, sejam beneficiados com os recursos e a produção de glipsofila. “A estimativa é que sejam produzidas no primeiro ano 1.680 maços de flores por estufa ao ano em cada uma das 10 estufas”, disse.

Para José Marcílio de Souza Santos, gerente do Sebrae no Brejo Paraibano, o momento reflete o amadurecimento produtivo da floricultura local que ao invés de visitar estados como São Paulo e Bahia – como no passado – passar a ser foco de caravanas e visita do Nordeste. Para ele, a tendência é de que haja um crescimento regional da atividade que possa abastecer todo o mercado local. Durante a visita dos produtores, Marcilio acompanhou o grupo com informações sobre a produção paraibano do segmento.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor