Ana de Hollanda caminhava apressada à nossa frente, mal se virando para responder as perguntas dos repórteres. Ela corria de volta ao aeroporto, depois de passar parte do dia de ontem em Fortaleza. Ao ser questionada sobre a insatisfação da classe artística, manifestada em protestos e opiniões veiculada pela imprensa, Ana respondeu com um claro e surpreso “não”: ela não concorda com tal descontentamento. “Conto com um apoio amplo de toda a classe artística”. Tal insatisfação se deve à não-continuidade de alguns políticas culturais estabelecidas pelos seus antecessores, Gilberto Gil e Juca Ferreira.
A ministra esteve em Fortaleza para prestigiar e entregar o Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010, que homenageou Patativa do Assaré. Subiu ao palco com Galeano Amorim, da Fundação Biblioteca Nacional, Paulo Mota, assessor especial da presidência do Banco do Nordeste, Maninha Moraes, secretária adjunta da Secult, Fabiano dos Santos, diretor de Livro, Leitura e Literatura do MinC e Arievaldo Viana, da Academia Brasileira de Literatura de Cordel. E falou algumas palavras (apenas Maninha Moraes, aliás, não falou na abertura).
Sorriu quando Paulo Mota lembrou de Sérgio Buarque de Hollanda, seu pai, e o engrandecimento que trouxe para o pensamento no Brasil. Reagiu com bom humor quando seu Dimas Mateus, da Casa do Cantador do Ceará, subiu ao palco no meio da cerimônia para presenteá-la com um livro. Prometeu uma segunda edição do Prêmio. E seguiu apressada. Antes, porém, pôde dizer ainda que, como todo o Governo Federal, está “se adaptando” ao corte do orçamento.
Desencontro
Da plateia, a titular da secretaria da Cultura de Fortaleza - Secultfor, Fátima Mesquita, acompanhou a cerimônia. Ao final, ela tentou alcançar a ministra sem sucesso. Elas não se encontraram. Professor Francisco Pinheiro, secretário de cultura do Estado, não esteve presente nesta primeira visita da ministra Ana de Holanda ao Ceará. Ele estava em Vitória (ES), no Fórum Nacional de Secretários de Cultura.
Júlia Lopes
Comentários
Postar um comentário