Pular para o conteúdo principal

Férias com limites

As crianças aproveitam as férias para extrapolar na comida, no sono e na brincadeira. Mas o excesso pode prejudicar a saúde e o bem-estar. Que limites que os pais devem dar aos pequenos nesse período?


 
Comer à vontade, ficar em frente à televisão ou jogando no computador o tempo que quiser, dormir até tarde e não ter hora para acordar. Em tempos de férias, muitas crianças abusam das liberdades conquistadas nesse período e acabam pondo a saúde em risco. Os pais precisam ficar atentos ao tempo que os filhos dedicam às brincadeiras, às horas de sono e à alimentação.

Especialistas apontam que os limites persistem, mas ganham um tom mais flexível. A psicóloga Érica Feijó diz que a criança precisa sentir que está de férias; porém, não pode perder a sensação de limite dos pais: “É interessante que os pais estejam atentos aos tipos de jogos virtuais escolhidos pelas crianças, com quem eles estão se relacionando em rede e quanto tempo gastam em frente ao computador ou televisão”.

O tempo máximo dedicado a esses equipamentos eletrônicos varia de acordo com as opções de lazer e de supervisão do adulto. “Não é questão de limitar a hora, mas considerar o que é excesso para cada situação”, pondera.

A neuropedagoga e psicopedagoga Maria Irene Maluf explica que essa flexibilidade deve levar em consideração também a idade da criança e a rotina da casa. “O certo é estabelecer um horário mais flexível, com menos regras. Mesmo assim, os pais ainda devem colocar limites para a hora de dormir e de se alimentar”.

É tempo também de renovar as energias. Por isso, não pode ser desgastante que o ano seguinte comece e a criança esteja cansada por ter alterado demais a rotina de sono. As atividades não podem ser liberadas sob o pretexto de que ‘nas férias pode tudo’. “Sendo assim, esse período requer atenção, envolvimento e organização dos pais”, completa Erica Feijó.

Na alimentação, os cuidados são redobrados. Com o acesso livre à cozinha, ter a geladeira ou a dispensa cheia de guloseimas pode ser um perigo para a saúde dos pequenos. A nutricionista Lineuda Lima afirma que o ideal é colocar à disposição alimentos nutritivos para que seja feita a escolha correta.

As comidas ficam liberadas em horários alternativos, desde que as três principais refeições tenham sido feitas corretamente. “O consumo de alimentos saudáveis gera o fortalecimento do sistema imunológico”, acrescenta o nutricionista Leandro Rodrigues de Castro.

Mesmo nas férias escolares, especialistas alertam que limites devem ser dados às crianças e aos adolescentes. E apontam estratégias e dicas para que esse período seja curtido com muita saúde e bem-estar.

Quando

ENTENDA A NOTÍCIA
O período das férias costuma ser aproveitado por crianças e adolescentes com abusos na alimentação e nas horas de sono. Os pais devem estar atentos para que os limites sejam preservados, ganhando apenas mais flexibilidade.

Dicas

Cuide da segurança das crianças também nas férias

1. Veja se os brinquedos do parquinho estão em bom estado.

2. Evite deixar a criança sem a supervisão de um adulto responsável em locais públicos.

3. Evite os horários de grande concentração na praia. Prefira os dias de maré baixa.

4. Faça com que a criança esteja sempre com um cartão de identificação, com seu nome, dos pais e um telefone de contato.

5. Em casa, evite a entrada das crianças em locais que possam trazer algum tipo de risco, como cozinha e área de serviço. Verifique sempre se há um adulto por perto observando o pequeno.
Viviane Gonçalves 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor