Verônica Serra, filha do ex-governador José Serra, divulgou nota em que rebate suspeitas contra ela publicadas no livro A Privataria Tucana, que relata supostos casos de desvios de recursos durante privatizações ocorridas no governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).
De acordo com o livro, Verônica Serra foi sócia da empresária Verônica Dantas numa firma de prestação de serviços financeiros na internet, a Decidir. Verônica Dantas é irmã do empresário Daniel Dantas, que controlou a antiga Brasil Telecom até o início de 2005, empresa formada após a privatização da Telebrás.
“Não fui sócia de Verônica Dantas, apenas integramos o mesmo conselho de administração”, diz Verônica Serra.
O livro sustenta que amigos e parentes de Serra mantiveram empresas em paraísos fiscais e as usaram para movimentar milhões de dólares entre 1993 e 2003, mas não oferece nenhuma prova de que esse dinheiro tenha relação com as privatizações.
Algumas informações do livro circularam na campanha eleitoral do ano passado e boa parte do material foi publicada antes por jornais e revistas, entre eles a Folha de S.Paulo.
Segundo Verônica, as mesmas acusações são feitas desde 2002, quando seu pai foi candidato à Presidência pela primeira vez. Ela ainda lembra que teve o sigilo fiscal quebrado durante a campanha do ano passado. “Agora, uma organizada e fartamente financiada rede de difamação dedicou-se a propalar infâmias intensamente através de um livro e pela internet. Para atingir meu pai, buscam atacar a sua família com mentiras”, afirmou.
A nota contém 14 itens em que Verônica faz um resumo da sua vida profissional e detalha como foi sua participação na Decidir.
“Participar de um mesmo conselho de administração, representando terceiros, o que é comum no mundo dos negócios, não caracteriza sociedade. Não fundamos empresa juntas, nem chegamos a nos conhecer, pois o Opportunity destacava um de seus funcionários para acompanhar as reuniões do conselho da Decidir, realizadas sempre em Buenos Aires.” (das agências)
Quem
ENTENDA A NOTÍCIA
Filha de José Serra, Verônica pode estar realmente pagando o preço de vínculo familiar a um tucano de alta plumagem, como é seu pai. Ao mesmo tempo, porém, é importante que se preocupe em esclarecer as dúvidas que o livro levanta.
Comentários
Postar um comentário