Pular para o conteúdo principal

SOU PARAIBANA E ME ORGULHO DISSO!



Nascer, crescer, e permanecer no mesmo lugar no Brasil da inferência de que nosso País tem uma Língua Unificada. Quando nos aprofundamos um pouco na área de comunicação percebemos com o estudo da gramática normativa, uma diferença existente entre o português de Portugal e o português do Brasil, tanto na língua escrita, quanto na língua falada.

Sob essa ótica, é permissível que se acate a sugestão do estudioso da Lingüística, Marcos Bagno, que após uma analise aprofundada da Língua Portuguesa dos dois Países, afirma com estatuto de veracidade a individualidade da nossa língua, justificando através de exemplos claros essa distinção, que deu-lhe a autoridade de sugerir Portugal continuar com a “Língua Portuguesa” e o Brasil assumir a “Língua Brasileira”.

Logo saímos da região onde nascemos, e percebemos o movimento da nossa língua, o que nos alerta de que, a língua é uma forma de comunicação viva, internalizada em cada brasileiro, com suas modalidades regionais e até ambientais.

Ao chegar no Sul do País analisei o nível do preconceito ao deficiente físico, pelo meu estado. Tive a preocupação de buscar informações de melhor acessibilidade no tráfego e ambientes públicos nas cidades por mim escolhidas para alvo de permanência, sendo eleita com obediência aos critérios pré-estipulados, a capital do Paraná, Curitiba.

É claro, que jamais iria lembrar-me de averiguar se havia diferença entre a minha fala e a fala dos curitibanos, e, para minha surpresa tive que superar esse preconceito de forma variada. Diante de uns, com postura formal e diante de outros de forma cômica... em alguns momentos quando ironizada pelo meu sotaque nordestino, até utilizei termos de resistência cangaceira, como: Sou mulher-macho, sim senhor!

E assim justificava a minha naturalidade paraibana. Porém, tentei em momento algum aprender o sotaque deles e esquecer o meu, mesmo sabendo que naturalmente a minha fala absorveria assimilidades do falar das pessoas que estavam derredor de mim, no dia-a-dia.

Desse modo seria perverso para mim esse processo gradativo que imperceptivamente poderia transformar a minha fala, e, ao retornar ao meu rincão proporcionar-me ser criticada pela presença dessa alteração...pois, já havia visto esse cenário com outros personagens.

Assim, com ou sem esse impasse, tenho a certeza que direi hoje...amanhã...e...sempre...por amor a minha terra.

SOU PARAIBANA COM ORGULHO!

Rita Bizerra, d'opbnews 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof