Pular para o conteúdo principal

Cármen Lúcia Antunes: a dona da eleição


Esta juíza defendeu a Marcha da Maconha, a união de gays, a cota para negros, o aborto do anencéfalo. Agora, Cármen Lúcia é a primeira mulher a presidir o TSE. Sua meta: fraude zero


A ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, 58 anos, vive "atormentada" para fazer o certo, sente o "peso excessivo" do fardo de juíza e diz que, mesmo quando erra, está tentando ser proba. Assim que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a divulgação dos salários dos seus servidores e ministros, Cármen, que integra a corte, pôs na internet não só valores mas seu CPF e conta bancária. Ganha 26,7 mil reais brutos, que, com descontos, caem para 17,8 mil. Leva mais 5,4 mil reais por presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde abril. Primeira mulher no posto, vai comandar as eleições neste ano de estreia da Ficha Limpa. Para obter fraude zero, ela espera que o cidadão, mais do que nunca, seja o autor da própria escolha. "Só haverá compra de voto se ele vender. Se ficar provado que um político pagou por votos, não permanecerá no cargo, ainda que passada a eleição." Em dois dedos de prosa, revela-se também uma juíza engraçada. Imita a fala dos taxistas machistas que encontra nas ruas; adora contar "causos" e divide seu estado em dois: "Há as Minas e as Gerais. O mineiro toma banana de macaco, deixa o bicho satisfeito, agradecido e devendo favor. Já o `geraiseiro¿, como eu, dos grandes sertões, fala do que gosta ¿ só quando gosta; quando não, diz que detesta". Se desconfia de alguém bancando o esperto, saca a frase: "Não vem de escada, que o incêndio é no porão". Seu território é o norte das Gerais, descrito por Guimarães Rosa ¿ a quem ama ¿ e onde fica a pequena Espinosa, da sua meninice. Esta mulher, que aprecia uma cachacinha, concedeu a entrevista no seu gabinete, no novo prédio envidraçado do TSE, em Brasília. 

Que infância a senhora teve nas Gerais? 
Nasci na divisa com a Bahia, em Montes Claros, onde minha mãe foi para dar à luz. Cresci com seis irmãos em Espinosa. Meu pai tinha um posto de gasoline, hoje, aos 94 anos, ainda trabalha ali. Foi uma infância amparada, livre, numa escola pública. Aos 10, estava no internato do Sacré-Coeur de Jésus, em Belo Horizonte. Não pensei em fugir, mas detestava. Era rigidez demais, sininho para acordar às 5 horas, sininho para o banho frio. Ia uma vez por mês à casa de uma tia e, no almoço de domingo, começava a ficar triste; tinha de voltar. Mais duro era ver minha mãe chorar, no fim das férias, porque os filhos retornariam ao internato. Não fui uma adolescente feliz, só pensava em liberdade. Hoje, avalio que aprendi a ter disciplina, a gostar de literatura. 

A senhora aprendeu a ler antes dos 5 anos e fala cinco línguas. Sempre teve afinidade com as palavras? 
Mas era ruim em aritmética, vivia em aula particular. Minha mãe me ensinou a ler numa casa cheia de livros e jornais. Estudei línguas para ler, no original, Dostoiévski e Balzac. 

E do que precisou para ler Guimarães Rosa? A fala dos personagens dele é muito fácil para nós, do norte de Minas. Muita gente da região fala daquele jeito até hoje. Eu já ouvi gravações de grandes atores interpretando textos de Guimarães Rosa. Não convencem. A entonação e a forma cultural da conversa não são verdadeiras. 

Adora quebrar tradições, não é? Foi ao STF de calças quando mulher só ia de saia... Aquilo soou como quebra de um quase paradigma. As jornalistas se queixavam, eram impedidas de entrar por não estarem com o traje certo. Ora, o povo todo veste calças. Pensei: "Uma hora, acabo com isso. A mim, não vão barrar". E cheguei ao plenário de calça e blazer. Foi um barulho danado. Nunca mais incomodaram as jornalistas. 

Por que conta "causos" de taxistas no STF? Faço um laboratório com os taxistas, que sabem o que o povo pensa. Entro no carro e já pergunto: "O que me diz de tal assunto? E da política?" No plenário, citei um desses motoristas na discussão da Lei Maria da Penha, este ano. Havia dito a ele qualquer coisa que eu achava absurda, e ele, sem saber quem eu era, respondeu: "O mundo está virado; já deixam até mulher ser ministra do Supremo. É certo isso, dona?" O preconceito existe contra toda mulher numa sociedade que tem um padrão fixado pelo homem. Se a maioria dos que criam o direito é homem, a visão é sempre masculina. 

Como se aproxima da realidade de índios e homossexuais para julgar matérias que os envolvem? Vai à aldeia, à parada gay? 
Visitei a Raposa Serra do Sol (em Roraima) para decidir a posse da terra indígena.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof