Emagreça e fique sarado sem sair de casa
O P90X, um programa radical de exercícios físicos, começa a conquistar praticantes no Brasil. Mas as aulas em DVD têm riscos
Vendido em longos comerciais de televisão na madrugada americana, o P90X é um tipo de “faça você mesmo”. O aluno compra o conjunto de 12 DVDs com as aulas e envereda por uma sequência de exercícios que inclui flexões, pulos, golpes de caratê e posições de ioga. Tudo muito variado, feito em ritmo frenético, seis dias por semana, durante 90 dias (daí o 90 do nome). Parte dos vídeos está também disponível no YouTube. Além das aulas, o praticante deve seguir uma dieta que restringe o consumo de carboidratos e corta o refrigerante. O programa faz sucesso desde 2004, mas ganhou novo impulso nos últimos meses graças a um garoto-propaganda ilustre: Paul Ryan, o candidato republicano à Vice-Presidência dos Estados Unidos, derrotado nas eleições de novembro. Durante a corrida presidencial, Ryan chamou a atenção não apenas pelas propostas de governo, mas também pelo físico definido. Ele, que adora dizer que mantém sua taxa de gordura corporal entre 6% e 9%, índice comparável ao de atletas olímpicos, nunca escondeu que o segredo de sua boa forma era o P90X.
No Brasil, a moda começa a chegar pelas mãos de entusiastas como Natsumeda, que conseguiu os vídeos e segue as instruções em inglês. Ele gostou tanto dos resultados que já repetiu o ciclo de 90 dias três vezes. O esforço surtiu efeito e já ao fim do primeiro ciclo o rapaz franzino ganhou envergadura: seus 64 quilos viraram 71quilos. “As pessoas me perguntam onde fica a academia que eu frequento”, diz. “É na sala lá de casa mesmo.” Essa comodidade é um dos grandes atrativos do P90X – e seu principal diferencial em relação a outras formas de fazer exercício. O programa faz parte de uma leva de atividades que ganha espaço, os chamados exercícios calistênicos. Eles se valem essencialmente do corpo e dispensam o uso de equipamentos elaborados. Podem ser feitos em casa e, por isso, atendem um grupo crescente de pessoas que não têm tempo, dinheiro ou paciência para frequentar academias ou turmas de pilates. Horton, o criador do método e animador oficial dos DVDs, percebeu que essa turma formava um belo nicho de mercado, e virou uma espécie de Jane Fonda dos anos 2000. A atriz americana inaugurou a onda de exercícios pela TV ao lançar, em 1982, fitas VHS com aulas de aeróbica.
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