Pular para o conteúdo principal

Mulheres no comando

Sexo frágil? Não! Na última década, as mulheres vêm mostrando o porquê merecem estar no topo

     
Mulheres no comando

Para tristeza dos machistas de plantão, a realidade do mercado de trabalho mostra que as mulheres a cada ano alçam voo mais alto. De acordo com o IBGE, a atuação da mão de obra feminina cresceu cerca de 8,5%, entre os anos 2000 e 2010.
 
Segundo Celso Rodrigues de Oliveira, consultor da Red Hunter, muitas delas estão ocupando o alto escalão das empresas, entre os cargos nas áreas de marketing, administração, recursos humanos e telemarketing. Apesar disso, os homens ainda são a maior força no mercado de trabalho, com predominância de 63,3% e entre as áreas de engenharia e comercial.
 
A realidade presente nos mostra que aquela visão de mulher ‘Dona de Casa’ que prevalecia em meados das décadas de 1970 é algo em extinção. Mais focadas em investir para ter maior grau de instrução, a participação ativa feminina na produção de renda atingiu um crescimento 7 vezes maior do que dos homens. Segundo a psicóloga Marisa Gonçalves, "isso leva a mulher a estar melhor preparada que o homem. Ela busca métodos para estar sempre atualizada e informada".
 
Esse crescimento se expressa na valorização das características femininas no mercado de trabalho, principalmente em modelos administrativos, que acabam com a hierarquia verticalizada e procuram profissionais cooperativos, área na qual a mulher transita com facilidade. "A mulher, principalmente quando é mãe, tem de tomar decisões rápidas. Desta forma, ela sobressai no trabalho, sabe se posicionar e impor seu ponto de vista sempre que necessário", avalia Marisa.
 
Outra vantagem da mulher está na intuição. Elas procuram manter relações interpessoais com seus subordinados e, quando estão no comando, sabem usar a palavra certa, no momento certo. É como explica Beth Pimenta, presidente da Água de Cheiro: "A mulher é muito mais coração. A gente percebe quando um funcionário está triste e busca o que é o melhor para ele."
 
Mas isso não significa que as mulheres são melhores que os homens. Aos poucos, as companhias percebem que a política ideal aproxima-se de uma mistura equilibrada entre ambos os sexos. Mas por outro lado, o aumento da participação feminina no mercado influencia também na dinâmica da casa. Afinal, quanto mais alto o cargo, maior a responsabilidade, a carga horária e o salário.
 
Principalmente neste caso, quando a mulher tem mais poder ou dinheiro que o marido, alguns problemas podem surgir. Ciúme, inveja, insegurança são sentimentos comuns, que devem ser tratados com delicadeza, pois não é fácil para ele ver os papéis se inverterem. Seja qual for o caso, diálogo e muita paciência costumam resolver - nada que a mulher-chefe não esteja acostumada.
 
Rita Bizerra
Jornalista - 3336 - PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor