Pular para o conteúdo principal

Seja ‘Leoa’ e salve o seu matrimônio...



Na vida não se precisa estudar todos os segmentos sociais, mas, em alguns segmentos você tem que estudar tudo que estiver ao seu alcance e o essencial é que você estude tudo sobre você mesmo. Quando você se casa, principalmente, na igreja, seja esta, evangélica ou católica, o padre, bispo ou pastor, na homilia do matrimonio, direta, ou indiretamente ele fala que os dois corpos serão a partir dali unidos em um só corpo, o que aumenta ai a sua missão, ao invés de estudar somente você, a sua responsabilidade é de estudar os dois, uma vez que, os problemas do seu cônjuge irá atingir você, já que as vidas de vocês estão interligadas pelo enlace do matrimônio, e a lógica já mostra isso. Se a cama do casal se quebra, os dois terão problemas na dormida, se a geladeira queima a comida dos dois poderá ficar estragada, enfim, o que acontecer na casa atingirá os dois.

Pois bem, amigos leitores. Neste momento se consagra também aquele antigo presságio: “A mulher sábia edifica a sua casa”.

Sim. A mulher não precisará ser a partir do casamento simplesmente uma doméstica. Ela deverá ter liberdade para desenvolver as suas habilidades e competências profissionais, porém, não poderá esquecer que é da sua responsabilidade conduzir os destinos da casa, a gestão, a administração da casa será sempre da mulher, se o casal tiver condições financeiras para contratar uma secretária do lar, ela dará as orientações necessárias para que tudo esteja na ordem de atender as normas e estilo da família, se almoçam em casa, no horário definido para o almoço deverá ter comida pronta, o uniforme de trabalho deve está em ordem no momento de sair para o trabalho, a roupa para ir à igreja deverá está passada no domingo bem cedo e por ai vai.

Quando o casal não tem condições financeiras para contratar uma secretária do Lar, os dois terão que dividir as tarefas domésticas, já que ambos trabalham fora de casa, mais a coordenação será sempre da mulher, ela é quem irá saber planejar o que deve ser feito e ele auxiliará.

É a mulher que vai ter a habilidade de separar os alimentos para o cozimento cada dia, quando a casa vai precisar de uma limpeza mais profunda, e por ai segue o rosário. Todo o domínio da casa estará sob o domínio dela. É pesado mesmo colega! Mais é o nosso ofício.

Bom. Mais o casal não pode em nenhum momento deixar de cuidar do amor que os uniu, muito menos de preservar a ligação da sua família com Deus.

Quem se diz ateu não precisa me ler, porque não terá êxito na leitura, pois eu vou sempre dizer que sem Deus você não será NADA, nem chegará a lugar nenhum.

Há no casal a necessidade de conhecer um ao outro com profundidade, de forma a não deixar que se acumulem mágoas, ressentimentos, que poderá nascer de uma omissão de voz, de uma resposta mal interpretada, de uma pequena mentira, da omissão de um fato, essas coisas crescem dentro da gente e com o passar do tempo explodem ou implodem nos causando por vezes, estragos irreparáveis, em algumas vezes na saúde de um dos dois, ou até mesmo na saúde da família provocando uma separação e quando há filhos, são estes os mais prejudicados.

Os filhos na maioria das vezes amam os dois e acabam por decidir a escolher o que salda uma situação financeira mais confortável, em especial, se adolescentes, por estarem a viver uma fase de vaidades, de buscas pela liberdade de ir e vir sem cobranças, de fazer suas escolhas sem a interferência dos pais e só dão conta dessa falta, com o passar do tempo, quando tomam posse das suas vidas com responsabilidade e reconhecem seus maus hábitos.

Um ponto muito importante na preservação do matrimônio é o casal não permitir a interferência de terceiros na vida familiar, seja parente, seja amigo.

Se qualquer pessoa, do convívio do casal, de alguma maneira, sempre estiver opinando na vida da família, com, ou sem a permissão do casal, não está correto.

Quem for mais próximo dessa pessoa terá que ter a atitude de afastar esse elemento do seu lar. Com dor ou sem dor, não poderá permitir isso, pois ninguém, por mais que seja íntimo da família, reconhece o momento e as palavras adequadas para a solução de um problema familiar, que não seja membro daquela família.

Converse, esclareça àquela pessoa que ela está avançando o seu limite e se necessário for expulse-a de sua casa. Está sendo inconveniente e terá que procurar um rumo adverso, o seu próprio rumo. A sua família é o seu ‘ouro’ e você tem a obrigação de protegê-la.

Seja uma ‘Leoa’ e salve o seu casamento, se seu marido ‘pular a cerca’, converse com ele e o perdoe dando-lhe uma nova chance, só não se desvalorize ao ponto de aceitar humilhações, desprezo, ofensas que afete a sua moral, na sobriedade ou no alcoolismo por repetidas vezes, mais se for uma traição apenas por instinto, algo sem consistência, perdoe o seu marido, não por muitas vezes. O segundo marido não é diferente, todos têm as suas vontades e vaidades e o segundo ainda poderá se apegar ao discurso: “Por isso você perdeu seu marido, ele teve suas razões para lhe deixar!”. Não é o meu caso, mais já ouvi muito essa frase, escuto outras... Homem só muda de endereço e de roupa, todos calçam 40.

Se você conhecer a mulher com quem você foi traída, não faça barraco, mas analise os pontos positivos e negativos dela e se valer a pena, a chame para uma conversa e seja humilde, ou dura, dependendo do que a situação exigir, você não poderá ser por hipótese alguma fraca.

Fale para ela que você tem uma família bonita e que se ela destruir jamais será feliz vendo as crianças sofrendo. Que ela vai ser usada e depois será o bagaço da laranja, que irá para o lixo no final da história. Que por mais que ela se esforce, não terá o amor dos seus filhos e ele terá sempre a quem se dedicar, ficando pouco tempo para ela.

Mostre-a que largura tem o mundo e quantos homens estão livres, para formarem uma família com ela, sem maiores problemas.
Se como Adriana, por mais de uma vez a outra, propositalmente, deixar a sua roupa no seu armário ou sobre a sua cama, devolva-lhe e a faça enxergar que você tem valores. Seja uma ‘leoa’ e salve o seu casamento, mas, só se o outro merecer, se não, valorize a você própria e recomece a vida com resignação e responsabilidade.

Rita Bizerra
Jornalista - 3336-PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof