Pular para o conteúdo principal

Deputadas presidem sessões da ALPB na Semana da Mulher



Dentro das atividades da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Mesa Diretora, sob orientação do presidente Ricardo Marcelo (PEN), determinou que todas as sessões desta semana sejam presididas pelas deputadas com assento na Casa de Epitácio Pessoa. A ALPB conta com seis deputadas nesta legislatura: Daniela Ribeiro (PP), Eva Gouveia (PSD), Gilma Germano (PPS), Iraê Lucena (PMDB), Léa Toscano (PSB) e Olenka Maranhão (PMDB). 


Nesta terça-feira (05), a sessão ordinária da Casa de Epitácio Pessoa, na qual foram aprovados 45 requerimentos, já foi presidida pela deputada Daniela Ribeiro. Entre os requerimentos aprovados estão pedidos ao Governo do Estado para reformar escolas, construir adutoras e providenciar ambulâncias para vários municípios paraibanos. 


Daniela presidiu também a sessão especial, realizada no Plenário José Mariz, para discutir o projeto de Lei 992/2012, que trata do pedido de aval do Governo do Estado para a Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) contrair empréstimo, de cerca de R$ 150 milhões, junto a Caixa Econômica Federal, para pagar dívidas a bancos privados.


Para a deputada Daniela Ribeiro, a decisão do presidente Ricardo Marcelo demonstra a confiança e o reconhecimento da Casa a suas parlamentares. “O presidente Ricardo Marcelo é sempre muito atencioso, tem consciência do papel, da importância da mulher, não só na vida, no dia-a-dia, mas também do nosso trabalho aqui na Assembleia. Através de uma ação como esta a Mesa Diretora demonstra que Assembleia valoriza as mulheres e respeita as deputadas e as servidoras da Casa. Isso nos dar muita alegria”, afirmou. 


Semana da Mulher 

Além de homenagear as deputadas, a ALPB vai realizar de 06 a 08 de março a Semana da Mulher, para homenagear as funcionárias da Casa de Epitácio Pessoa e debater a inserção da mulher no parlamento paraibano e a trajetória do voto feminino no Estado. A cantora paraibana Elba Ramalho participará da sessão especial nesta quarta-feira (06) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A sessão está marcada para as 14h30 e foi proposta pela deputada Daniela Ribeiro (PP).


Na oportunidade, a presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB), desembargadora Fátima Bezerra Cavalcante, vai proferir palestra.


Na quinta-feira (07), o Departamento de Cultura, Recursos Humanos, Divisão de Memorial e o Sindicato do Poder Legislativo (SINPOL) irão organizar o seminário: Introdução do Conteúdo Digital “Mulheres no Parlamento” no acervo do Memorial Parlamentar. O evento acontecerá no Memorial Parlamentar do Poder Legislativo a partir das 09h00.


Na sexta-feira (08), quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, as funcionárias da Casa serão homenageadas com a palestra “A Trajetória do Voto Feminino”, que será ministrada pela coordenadora da Divisão de Cultural da ALPB, Cida Lobo.


A palestra acontecerá no Auditório João Eudes, a partir das 08h30. Na oportunidade, acontecerá um show musical e serão entregues álbuns digitais com fotos das funcionárias ao longo da História do Poder Legislativo. O evento será realizado pela Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL). 



Rita Bizerra, com Ascom 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor