Pular para o conteúdo principal

A Família e seus valores


15 de Maio, Dia da Família


Certa vez me perguntaram de onde me vem inspiração e o que me incentiva escrever com maior naturalidade, e naquele momento, respondi: minha família. Hoje diria o mesmo, porém, com mais autoridade diante do que vivi, após aquele momento.

Minha mãe, Ana, com a simplicidade de camponesa sempre me surpreendia com a sua sabedoria natural. Não tinha muita experiência de vida para me passar, haja vista, eu buscava além do que ela podia me oferecer, mas, ela tinha um amor excepcional por mim, e o amor é um sentimento que fortalece a nossa alma de tal maneira, que superamos as barreiras com naturalidade.

Ela e meu pai eram especializados em me encorajar a resistir os obstáculos alcançados por uma criança especial. Os dois foram generosos com o seu tempo, energia e amor, e me deram oportunidades para alcançar além de muita liberdade de escolha a minha independência. Espero que a minha imagem reflita para minhas filhas os valores que eles me ensinaram.

De todas as lições que eles me transmitiram durante minha infância e adolescência, os conselhos abaixo, acompanharam minha vida até então, e quando não os cumpri cai no erro:
1.Não se arrependa.
Não devemos ficar remoendo nossos fracassos passados, mas, direcionar energia para novos projetos. Meus pais sempre me ensinaram que ao levar um tombo, deveria caminhar para frente e passar imediatamente ao próximo desafio.
Nosso orçamento familiar era bastante apertado quando eu era criança, e eu sempre observava que eles administravam com sensatez e equilíbrio.
2.Sobreviver quando não se dá pra viver
Foi com isso que logo aprendi andar, com 7 anos de idade, me impus o desafio de caminhar para a escola e depois morar fora de casa, tendo que cuidar de mim mesma. A experiência me fez aprender a reunir coragem para superar obstáculos que podem parecer intransponíveis.
Foram essas lições que me ensinaram e aprendi o quão é importante perder o medo de enfrentar os desafios, para alcançar os nossos objetivos de vida, mesmo que tenhamos que sobreviver um tempo, sem pensar em desistir e buscar os caminhos de seguir adiante.
3.Coloque os outros em primeiro lugar
E o meu erro foi não focar no trabalho em equipe, na minha casa, dividindo as tarefas com minhas filhas, de forma que fazia sozinha e as entregava para ser mimadas por outrem. Eu tenho duas filhas, e a minha autoridade de mãe foi roubada por quem não tem responsabilidade com seus futuros pessoal e profissional, mas introduzi nelas um amor mútuo que as fez inseparáveis.
4. Mantenha os pés no chão
Quando você começa se envaidecer com suas conquistas, poderá se deixar levar por influencias de pessoas que vivem a sobrevoar nas ilusões, que transforma a vida de luta em utopia.
Mesmo de condições mínimas observava o compartilhamento com amigos, saciando as necessidades maiores e mais urgentes.
5. O amanhecer é uma nova oportunidade para se realizar algo novo
É isso. Devemos encarar cada dia como uma nova oportunidade para realizarmos algo novo, divertido e emocionante, dentro das nossas possibilidades familiar e financeira.
Só a família poderá nos conduzir ao futuro que idealizamos durante todo o percurso da nossa vida.


Rita Bizerra, de opbnews 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp