Pular para o conteúdo principal

ADMINISTRAÇÃO EM PATOS: 150 dias da “executiva” e 100 dias do “legislativo” sem uma legítima comunicação governamental.

Aos 100 dias de administração não me atrevi escrever sobre o governo, por não perceber ações governamentais concretas, até então, e, depois de ouvir a própria Prefeita se pronunciar “Se prometi e não realizei, não foi por falta de esforço. O meu trabalho é contínuo pelo bem da cidade”, confessando inoperância, ratifiquei a minha posição.
Hoje, aos 150 dias de administração, nos encontramos praticamente na mesma situação, sem uma comunicação governamental legitimada para informar aos nossos concidadãos das ações administrativas concretizadas no governo municipal, pois, as informações, que nós jornalistas, recebemos em nossos e-mails, continuam sendo ‘Marketing Político’, releases escritos com as mesmas estratégias da campanha eleitoral, quando a gente encontrava a nossa, hoje, prefeita, beijando as senhoras e criancinhas, nas mais variadas ruas da cidade, com todo aquele carinho, que você leitor, presenciou e ouviu falar em programas de rádios e outras vias sonoras, o que no momento era natural.
As instituições governamentais estão obrigadas difundir os planos, as decisões políticas e os atos administrativos, sob pena de descumprirem um dos princípios vitais da democracia ‘a publicidade’. Muitas vezes a negativa da informação exige que alimentemos as críticas contra a comunicação pública, sem que seja propositalmente, mas pela necessidade de cumprir as nossas promessas, para com os nossos leitores, o que de fato estamos a cumprir com este ‘ato’.
Bom, já que não obtivemos as respostas questionadas ao departamento de comunicação da prefeitura, direcionadas pessoalmente à Secretária de Comunicação, que pressupomos, seria uma fundamentação original para essa matéria, ainda, assim, alcançamos outros meios de nos informar e, podermos honrar o nosso compromisso de atender o seu direito de ser informado, para desenvolver seu próprio pensamento, sobre os 150 dias do governo de Patos.
Os repasses federais dos primeiros 90 dias: Janeiro, Fevereiro e Março, somaram R$ 12.699.641,66 (doze milhões, seiscentos e sessenta e nove mil, seiscentos e quarenta e um reais e sessenta e seis centavos), e a transparência municipal exposta para a sociedade obteve a nota de 5,05, na avaliação do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB).
Ao longo da vida aprendemos que, não só quem se capacita, tem competência para falar sobre determinado assunto que envolve a sociedade, pois, quem tem a necessidade, falará com maior convicção e procuramos o POVO, com quem obtivemos essas respostas:
Na Saúde:
Estava explícita no marketing eleitoral, a vontade de fazer funcionar melhor a saúde, no governo atual, um sonho frustrado para o eleitorado de Patos, ao observar:
● UPA do Campo da Liga, que há seis anos vem sendo construída a passos de tartaruga, e não houve celeridade nesse governo, também, não se pode esperar funcionar tão cedo, haja vista, a falta de médico, no país, e, a inexistência até então, de planejamento e preparação de recursos humanos para a Unidade de Pronto Atendimento.
● UPA do Jatobá, em situação similar.
● Unidades Básicas de Saúde funcionando com deficiência em todas as comunidades, principalmente, com falta de atendimento odontológico.
● Promessa da Secretária de Saúde, de Obras funcionando hoje, 30 de maio: Inauguração da Unidade Básica de Saúde – UBS, (Pedro Firmino) no bairro do Morro, que foi totalmente reformada sem nunca ter prestado nenhum serviço para a população, pois, por falta de zelo, se encontrava deteriorada; a inauguração da UBS - Belmiro Guedes, localizada no bairro Santo Antônio; inauguração da Academia de Saúde instalada na Praça Alcides Carneiro, situada defronte a Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Belo Horizonte; inauguração da ampliação do SAMU. Nenhuma, das supracitadas fora cumprida até o momento.
Ameaça de paralização dos servidores, por falta de negociação salarial.
Avanços nessa área: inauguração da Academia da Saúde, construída por Nabor, localizada na Praça de Perequeté.
Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação de Patos
Inexiste uma estrutura adequada para seu funcionamento, tanto no que se refere a equipamentos, bem como, recursos humanos. Apenas o secretário sem condições para desenvolver um diagnóstico na sua especificidade administrativa.
Meio Ambiente
Falta o gestor
STTRANS
Dando leveza a algumas atitudes de autoritarismo, característica do profissional de direto, que preza a instrução de resolver tudo na Justiça, é esse talvez, o único dos departamentos municipais que tem avançado, com propostas, projetos e ações concretas.
O que falar de Eventos e Cultura, se não temos nenhum incentivo para a impressão de um livro, pois há cinco meses, eu mesma, depois de algumas publicações com recursos próprios, luto por um pequeno incentivo para uma publicação e recebi ‘nãos’ da Educação, da Comunicação, da Cultura e assim é o atendimento, para com todos os produtores de cultura do município. Em se tratando de Eventos, a privatização do ‘Terreirão do Forró’, no São João foi uma das respostas que tivemos do Povo.
Nas demais áreas os avanços ainda estão projetados no papel, ou foram lançados em eventos, inclusive, as instalações do camelódromo, que o que se tem de concreto, são pais de famílias procurando um rumo de geração de renda, para oferecer o pão aos seus filhos, pois, as condições do espaço comercial ofertado pelo poder público é inadequado, quiçá, servirá para destruir seus produtos, expostos ao sol e à chuva, que por ventura venha cair.
Câmara Municipal
Com relação aos 100 dias de atuação do legislativo, não temos muito a dizer, pois nos faltou interesse de acompanhar. Porém, diante da revelação do Vereador Fernando Jucá, em meio a muita badalação, discussões, eventos, audiências públicas, o que se tem de ‘concreto’ é a aprovação de apenas 02 projetos de leis, e estão concretos no papel, espera-se que se tornem reais.
“Eu queria pedir que nós fizéssemos uma reflexão sobre o nosso trabalho, que tivemos celeridade em nossas votações, pois são poucos apenas dois projetos de lei votados durante esse período. Será que as crítica a nós direcionadas não estão fundamentadas a partir da falta de ações dessa casa, nós vamos cair em total descredito junto a população se assim continuar. O povo paga nosso salário e precisa que votemos projetos, criemos leis, fiscalizemos ações, para isso fomos eleitos” reclamou o legislador.
A certeza é que estamos pagando seus salários mensalmente e pagando bem, durante 04 meses, receberam um salário superior a R$ 10 mil, e, merecendo parabéns a atitude da Presidente pelo projeto que diminuiu seus salários para atender outras necessidades financeiras da casa, ainda os pagamos muito bem, percebem um salário de 8 mil reais, mensal. Que façam por merecer a cadeira que receberam dos eleitores de Patos.
Sugerimos aos nossos parlamentares, realizar a enumeração das residências e nomenclaturas das ruas da cidade, uma ação que não gera despesa para o município e que dará identidade a muitos patoenses que sentem falta de um dos princípios da cidadania, qual seja, ter um endereço fixo para poder ser encontrado e ter o direito a realizar negócios e alcançar seus objetivos de vida.
Bom, é pouco tempo de administração, como cidadãos esperamos avanços consideráveis, dos dois poderes, nos próximos meses e, enquanto imprensa, informações governamentais, para atender o nosso público, a sociedade patoense.
Rita Bizerra, de opbnews

Jornalista-3336/PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof