Pular para o conteúdo principal

Artigo: O universo feminino e as finanças


O papel da mulher na economia doméstica e dicas para evitar a inadimplência


As três últimas pesquisas do “Perfil do Inadimplente”, elaboradas pela Tele Cheque, empresa especializada em análise de crédito em compras com cheques, têm apresentado as mulheres como a maioria dos consumidores inadimplentes: os índices apontaram 57% de mulheres contra 43% de homens (agosto a outubro/2012), 56% contra 44% (novembro e dezembro/2012) e 55% de mulheres contra 45% de homens (janeiro e fevereiro/2013). O principal motivo declarado para a inadimplência em todas as pesquisas foi o descontrole financeiro.


Após observar estes resultados, o senso comum seria afirmar que as mulheres são mais consumistas que os homens e por isso se tornaram inadimplentes. Porém, observando o contexto socioeconômico brasileiro, alinhado a outras pesquisas, é possível verificar outra situação: a mulher é a gerente financeira do seu lar, tomando desde as decisões simples, como as compras na feira, até as de maior impacto, como a viagem de férias da família.


Os dados do último Censo, realizado pelo IBGE em 2010, indicam que a mulher é a chefe de família em 37,3% dos lares brasileiros. Se compararmos esses dados com os de uma década atrás, nota-se que quase dobrou o número de famílias chefiadas por mulheres – no ano 2000, o índice foi de 22,2%. Esses dados confirmam o atual papel das mulheres, que assumem os pagamentos e naturalmente os riscos que estas situações implicam.


Com o intuito de auxiliar estas gestoras – 'super-heroínas' solteiras, casadas, separadas, viúvas, enfim, que tem um lar ou uma família para cuidar –, trago sete dicas para elas agirem de forma consciente na hora da compra, seja para a casa, para a família ou para si próprias:


1. Planeje-se. Veja quanto dinheiro você precisa para cumprir suas metas e poupe, mesmo que seja uma pequena quantia mensal.


2. Aprenda a ter controle emocional e espere o melhor momento para comprar. Você pode fazer uma lista, dividida em duas partes: o que você precisa ter e o que você gostaria de ter. Ande com esta lista na carteira, pois em um momento oportuno você pode encontrar o que precisa ter, por um bom preço. O item “o que você gostaria”, somente quando sobrar uma quantia no final do mês.


3. Observe bem os itens que há em casa, principalmente nos armários, estantes, guarda-roupas, para evitar a compra de coisas que você já tem, simplesmente por não vê-las e nem se lembrar delas.


4. Pesquise os preços de cada item na internet e nas lojas. Lembre-se de consultar também os valores do frete, condições de pagamento e as possíveis taxas.


5. Procure comprar a longo prazo somente itens de maior duração, para evitar a frustração de continuar pagando por algo que já acabou.


6. Quando possível, compre itens que tenham preços mais baixos, como os “similares”. É o caso de roupas: nas lojas de fast fashion é possível encontrar coisas bacanas e muitas vezes por um valor até 70% menor que nas lojas de marca. Lembre-se: a moda passa e nem sempre vale investir tanto dinheiro em um item tão caro (e que você não sabe se continuará usando). O mais importante é ter bom gosto.


7. Caso já esteja endividada, deixe as compras de supérfluos para depois que suas dívidas estiverem quitadas, por mais barato que seja (a família pode deixar para outra hora a compra do DVD player, assim como você pode deixar aquele celular novo de lado por um tempo). Invista tempo na negociação das dívidas, acerte as contas, reinicie seu planejamento. A satisfação ao realizar a compra adiada será muito maior.


E por fim, por mais racional que seja, toda a mulher tem sua hora de tristeza. Mas nada de sair comprando sem pensar, para acabar com as carências. A sensação é momentânea e a conta que vem depois é bem cara. Com certeza, seu dinheiro agradece e o seu futuro também.


- Dirlene Costa Martins, diretora de recuperação de crédito da TeleCheque.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp