Pular para o conteúdo principal

Marina se curva ao STF e encolhe a democracia


Marina Silva marcou ontem um gol contra a democracia. Em sua ânsia para aprovar a criação do partido Rede Sustentabilidade, que ainda está longe das 500 mil assinaturas necessárias para sair do papel, ela se curvou ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa.
 
 
Derrotada na Câmara dos Deputados, Marina foi ao STF acompanhada de um pequeno grupo de parlamentares, caracterizando, de forma explícita, uma deformação do processo político brasileiro. Em vez de tentar reverter, no Senado, a derrota sofrida na Câmara, a ex-senadora apelou ao tapetão da política.
 
 
Com seu gesto, desmereceu a democracia representativa e a própria soberania popular. Prevendo a derrota no Senado, caso caia a liminar extravagante do ministro Gilmar Mendes, que impediu a tramitação do projeto de lei no Congresso, ela já avisou até que entrará com Ação Direta de Inconstitucionalidade. "Se for derrubada vai ser apreciada pelo Congresso, e obviamente que ela tem inconstitucionalidade. Se não for, como eu acho que no Senado as coisas podem ser reparadas, tenho essa expectativa de que o erro cometido na Câmara dos Deputados, em que pese o esforço de alguns deputados, mas se não for obviamente que vamos entrar com Ação Direta de Inconstitucionalidade", disse a ex-senadora.
 
 
Joaquim Barbosa prometeu colocar o projeto em votação pelo plenário do STF, assim que possível. Aguarda-se ainda um parecer do procurador-geral Roberto Gurgel, inserido na crise por Gilmar Mendes. Não se sabe qual é a posição de Barbosa, mas a tendência é que Gilmar seja derrotado pelo plenário, uma vez que sua decisão não tem a mínima consistência jurídica, conforme já demonstrado por jurista da USP.
 
 
No entanto, ainda que vote em favor das prerrogativas do Congresso, Joaquim Barbosa aproveitou a oportunidade para, mais uma vez, exercitar uma curioso comportamento. Sempre que abre as sessões do STF para os fotógrafos, Barbosa, se coloca de pé, diante de seus convidados, como se, dele, emanasse alguma superioridade. Foi assim no encontro com representantes de associações de classe da magistratura e também assim com a ex-senadora Marina e seus aliados.
Barbosa a olhou de cima para baixo e ela, ao se curvar, contribuiu para reduzir a democracia brasileira.
 
 
 
Rita Bizerra, com NB 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof