Pular para o conteúdo principal

Monica Martins - Artista Brasileira especializada em Digital Art

Confira entrevista ao RIUS da artista que vem se destacando no cenário nacional


"O Brasil é riquíssimo “Artisticamente” falando... talvez seja necessário um pouco mais de incentivo cultural para promover os Nossos Artistas". Monica Martins.

Formada em Letras com especialização em Critica Literária e Arte pela Universidade Federal de Pernambuco - Artista especializada em Digital Art. carrega a arte desde pequena quando adorava desenhar, na sua adolescência começou a pintar com tinta a óleo, fez inúmeros quadros e presenteava a quem gostava dos seus trabalhos. O desenho e as artes em geral sempre foram para a artista um modo de liberação e relaxamento mental. Durante a sua vida acadêmica, Mônica se dedicou inteiramente e com um enorme prazer a descoberta das vozes dos poetas, pintores e escultores e escreveu a sua tese sobre a intertextualidade poética nos poemas de Rainer Maria Rilke e as esculturas de Auguste Rodin.

No final de 2007, a artista viajou para Dublin, para fazer um curso de inglês e se transferiu para a Itália no início de 2008 onde reside atualmente. Em 2009, ela colabora com a revista de Arte Contemporânea italiana “Eikon” e inicia seu trabalho como crítico d’arte na Itália, escrevendo sobre as obras de artistas contemporâneos italianos. As suas críticas são apreciadas e atualmente além das criticas de arte escreve artigos sobre livros de poesia e prosa poética. Como artista digital participa de mostras de Arte Contemporânea na Europa e América. O seu trabalho recebe Prêmios importantes na Europa.

Digital Art by Monica Martins.
(Monica Martins)

Premios -
- Premio Gala De L'Art - Monte Carlo - Principado de Monaco - 2013

- Nomina di Ambasciatore Dell'Arte del Mediterraneo - 2012

- Premio Biennale L’Ercole di Brindisi 2012

- Premio dei Normanni da cidade de Monreale - Italia - 2012

- Premio L'Arte è Amore – Verona- Italy- 2012

- Premio Biennale Gondola per L'Arte – Venice – Italy- 2012

- Premio Oscar delle Arti Visive- Montecarlo- Principado de Monaco- 2011

- Premio Internazionale Tokyo - 2011

- Diploma de Honra "International Award for Digital and Photographic Art 2010- Itay

- Premio Laetitia Cerio 2010 - Capri - Italy
 

Nesta entrevista ao RIUS, a artista fala sobre a expectativa de sua carreira, momento da Arte Digital Internacional, sobre a Itália e Brasil, assim como as suas obras artísticas. Confira:

RIUS:  Milhões de pessoas não conseguem trabalhar justamente com aquilo que para elas é um sonho. Contigo, você desde cedo mostrou seu talento pela arte e chegou, pelo menos até agora, em patamares de grandes conquistas. O que você destaca da sua vida vitoriosa como fundamentais?

Monica Martins:- Caros leitores: nasci em Recife, Estado de Pernambuco. A memória da minha infância é parte fundamental da pessoa adulta que sou hoje. Convivi sempre com os meus bisavós e avós que eram proprietários de engenhos. A Natureza era minha companheira, estava sempre em contato com o verde, com a terra, com as cores das flores, das plantas, os cantos dos pássaros, as cores, os sabores que a Natureza me proporcionava envolvia a minha mente, a minha imaginação... penso que a simplicidade do material e imaterial que recebi quando pequena da Nossa Mãe Natureza foi fundamental para a minha evolução artística.

RIUS: Já realizou todos os seus sonhos?

Monica Martins:  Ainda não! Os sonhos são infinitos e penso que cada dia vivido novos sonhos chegam nas nossas mentes... Alguns ja realizei, outros estou realizando... E espero de continuar sempre sonhando e tendo a força e a coragem para segui-los, alcança-los e realiza-los.

RIUS: Quais os motivos fizeram você trocar de país?

No ano de 2007 eu queria aperfeiçoar a língua inglesa, me transferi a Dublin/Irlanda para fazer um curso intensivo de inglês. No ano de 2008 cheguei na Itália, recebi uma proposta para trabalhar como critico literário para uma revista italiana de Arte e Cultura. A arte me fascina e desse modo fui ficando por aqui... mas sinto uma Saudade imensa do meu País, das minhas origens!

RIUS: Como você avalia o gosto pela arte no Brasil? O que ainda falta para a Arte Digital ganhar mais destaque no Brasil?

Monica Martins:  Estou conhecendo muitos artistas Brasileiros. O Brasil é riquíssimo “Artisticamente” falando... talvez seja necessário um pouco mais de incentivo cultural para promover os Nossos Artistas. Existem artistas brasileiros ainda anônimos que são fantásticos, autodidatas!

A Arte Digital é relativamente “nova”, precisa modificar conceitos e admirar “mudanças”. Existem Arte Digital puramente digital, onde o artista utiliza somente o computador e programas existentes, outras como a minha,  é uma técnica mista,  eu parto do desenho manual, depois faço a escaneação para o computador e trabalho as cores e as luzes.

RIUS: As suas conquistas foram do Brasil. O que falta para ganhar um prêmio no país?

Monica Martins:  As minhas primeiras conquistas foram aqui na EuropaAinda não me inscrevi em nenhum concurso no Brasil justamente por morar longe. Os prêmios que recebi alguns eu nem sabia, soube depois que tinha sido premiada quando me contataram. Outros que enviei alguns trabalhos e depois foram premiados eu fui pessoalmente recebe-los Eu gosto de acompanhar as minhas Obras, são como “filhos” para mim... conheço uma a uma pelo nome, titulo.

RIUS: Quais serão seus próximos projetos? E, pretende voltar a morar no Brasil?

Monica Martins: Certamente pretendo voltar a morar no meu País! Eu gostaria de fazer um centro cultural para promover todo tipo de voz artística, com a união e participação de artistas consagrados e os que ainda não tiveram oportunidade de se fazer conhecer. Conheço muitos artistas em todo o mundo e acredito que a união artística é o que faz a “diferença”!

RIUS: Como a internet tem ajudado em seus projetos?

Monica Martins: A Internet foi fundamental para mim. Quando iniciei a fazer os meus desenhos aqui na Itália, comecei a divulgá-los nos sites de Arte desse modo as pessoas foram conhecendo o meu trabalho, me contatando e me convidando para os diversos projetos que participei e participo.

RIUS:Qual mensagem gostaria de deixar para todos?

Monica Martins: Eu gostaria que as pessoas não desistissem de procurar seguir os seus sonhos, independente das dificuldades que a vida nos apresenta! E àqueles de “alma artística” de serem atrevidos e corajosos para expor os seus sentimentos, através da arte produzida! O artista quando cria se  desnuda e o tornar pública uma obra é um despir-se para o mundo, e é necessário ter a “coragem” vizinha...

Desejo Inspiração, Harmonia e Muita Coragem para prosseguir.
Agradeço imensamente a oportunidade de poder dividir um pouco de mim com todos vocês! Um abraço grande!

Contatos:
Cel _ 0039  - 3314396514
         0039 -  3481142280


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof