Pular para o conteúdo principal

Doenças cardíacas matam mais mulheres na Paraíba

Mulheres morrem mais na PB
Hoje (29), Dia Mundial do Coração, um alerta: no Brasil, uma em cada cinco mulheres adultas está em risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Segundo a cirurgiã cardiovascular Magaly Arrais, do Hospital do Coração de São Paulo (HCor) e do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, embora os homens ainda sofram mais infartos, as doenças cardíacas estão se tornando mais fatais em mulheres. Ela aponta o estilo de vida moderno, a diferença nos sintomas e a falta de acompanhamento médico como as possíveis causas que levam a essa mortalidade entre elas. Na Paraíba, as doenças cardíacas ainda fazem mais vítimas fatais do sexo masculino (25.481 homens morreram entre 2000 e 2013 e 23.600 mulheres foram vítimas). Porém, este ano, as doenças cardiovasculares já mataram mais mulheres do que homens: foram 1.455 óbitos de pessoas do sexo masculino e 1.530 em vítimas do sexo feminino, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB). Nesses dados do SIM estão mortes por doença reumática crônica do coração, doenças hipertensivas, infarto, miocardiopatias, insuficiência cardíaca e outras doenças isquêmicas.
“No mundo atual, a mulher geralmente acumula vários papéis: trabalha fora, cuida da casa e da família. O ritmo acelerado a expõe ao estresse e favorece hábitos pouco saudáveis, como sedentarismo e má alimentação, que levam ao sobrepeso e à obesidade,” explicou a médica. Para ela, este é um dos fatores de risco mais preocupantes, já que 48% da população feminina no País está acima do peso. O índice de obesidade entre elas cresceu de 11% para 18% desde 2006, segundo dados do Ministério da Saúde.
“Quando a mulher fuma e usa pílula anticoncepcional, os riscos cardiovasculares são triplicados,” afirma Magaly Arrais. Outro fator importante é o envelhecimento, nessa fase da vida a pressão arterial e o nível de colesterol tendem a aumentar. “Nas mulheres, a partir dos 45 anos pode começar a diminuição dos níveis hormonais e com a chegada da menopausa, a incidência de doenças do coração aumenta,” complementa.
Falta de acompanhamento médico
“As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no país e correspondem a aproximadamente 30% do total de todas as mortes de mulheres, enquanto o câncer de mama é responsável por 2%,” completou a médica Magaly Arrais. Ela destaca que as mulheres estão alerta sobre o perigo do câncer de mama e não deixam de ir regularmente ao ginecologista, mas não pensam na prevenção das doenças do coração e nem conhecem os fatores de risco. “É importante criar o hábito de visitar anualmente um cardiologista, assim como fazem com o ginecologista,” aconselhou a cirurgiã.
Elas podem apresentar sintomas diferentes
As mulheres podem apresentar sintomas muito diferentes dos homens. “O sintoma característico do infarto é uma forte dor no peito que irradia para os braços, acompanhada de náuseas e sudorese fria. Comumente, as mulheres apresentam sintomas como dores nas costas, cansaço aos esforços, fraqueza, dores gástricas e falta de ar. O infarto é a morte do músculo cardíaco ocasionado pela oclusão da artéria coronária que deveria levar o sangue para nutri-lo”, explicou Magaly Arrais. Segundo ela, esses sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças, ocasionando uma demora na identificação de um problema cardiovascular, ou seja, quando a paciente descobre a doença, ela já evoluiu.
Fatores de risco
Os fatores de risco cardiovascular são os mesmos para as mulheres e os homens. Mas, enquanto alguns desses fatores não podem ser controlados, como sexo, idade e histórico familiar, a maioria deles podem ser evitados por meio de mudanças de comportamento. Alguns fatores que podem ser modificados são o tabagismo, a obesidade, a má alimentação e o sedentarismo.
80% das mortes por infarto e AVC são evitáveis
O infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC) são responsáveis por cerca de 17 milhões de mortes, por ano, em todo o mundo, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). A boa notícia é que, segundo a OMS, até 80% desses óbitos podem ser evitados com prevenção e hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, atividades físicas regulares (pelo menos 30 minutos por dia), redução do estresse e fim do tabagismo.

Portal Correio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor