Pular para o conteúdo principal

Empreendedor Social só tem mulher na final

Pela primeira vez, quatro mulheres são as finalistas do principal prêmio de empreendedorismo socioambiental da América Latina e um dos mais concorridos do mundo --o Empreendedor Social, realizado desde 2005 pela Folha em parceria com a Fundação Schwab, correalizadora do Fórum Econômico Mundial.

Na disputa estão Alice Freitas (Asta), Merula Steagall (Abrale/Abrasta), Regina Vidigal (Arte Despertar) e Sylvia Guimarães (Vaga Lume).

Já no Prêmio Empreendedor Social de Futuro, iniciativa exclusiva da Folha para revelar jovens líderes transformadores, são seis finalistas ligados a três organizações: Alessandra Orofino/Miguel Lago (Meu Rio); Alexandre Amorim/Diego Moreira/Luiz Ribas (Asid) e Tony Marlon (Escola de Notícias).

"No Empreendedor Social, chegaram à final quatro mulheres que criaram métodos de intervenção próprios e altamente inovadores; no Empreendedor Social de Futuro, seis jovens imbuídos de ousadia e, antes de tudo, de responsabilidade cidadã", afirma Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha.

"São duas gerações empreendedoras diversas em sua abordagem, porém com um foco único: criar uma transformação consistente, profunda e cada vez mais ampla na sociedade", completa Kenneth Turner, gerente-sênior para América Latina e África da Fundação Schwab.

JÚRI DE ESPECIALISTAS

Os vencedores das duas categorias serão eleitos por um júri de especialistas (veja quadro acima) a partir de critérios como perfil, inovação, sustentabilidade e impacto social, entre outros.

Eles serão revelados em 21 de novembro, em evento no Masp, com transmissão ao vivo pela Folha e pelo UOL, com acessibilidade para deficientes auditivos e visuais.

No evento será anunciado ainda o ganhador da categoria Escolha do Leitor, na qual o internauta é quem elege o projeto preferido, a partir de vídeos de 60 segundos gravados pelos finalistas e disponíveis a partir de hoje na Folha, no site Empreendedor Social e no UOL.

Outra iniciativa, esta em parceria com o Instituto Humanitare, vai conceder Menção Honrosa ao projeto mais alinhado à temática e aos objetivos do Ano Internacional de Cooperação pela Água da ONU, comemorado em 2013.

A escolha foi feita entre 68 finalistas dos nove anos de premiação: sete estão na final.

RECORDE MUNDIAL

O Brasil é recordista mundial de inscrições desde 2006 nos 61 países em que a Fundação Schwab atua, à frente de Índia e China.

Aqui, neste ano, foram 227 inscritos de 24 Estados e do Distrito Federal.

Desses, 22 chegaram à semifinal e 10 à final.

Além de terem seus perfis publicados em caderno especial de circulação nacional, no dia 22 de novembro, e vídeos jornalísticos sobre suas organizações exibidos pela Folha e pelo UOL, os finalistas receberão capacitações e "networking" para consolidarem suas organizações e atingirem a sustentabilidade.

Entre as premiações oferecidas pelos 36 parceiros, estão auditoria financeira, MBAs e especializações no Brasil e no exterior, cursos de gestão, assessoria jurídica, treinamentos personalizados e relatório de avaliação.

O Empreendedor Social têm patrocínio da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e apoio estratégico da Deloitte e da TAM.


Folha SP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor