Pular para o conteúdo principal

Somente 30% dos pesquisadores do mundo são mulheres


Somente 30% dos pesquisadores do mundo são mulheres. Mesmo com o número crescente de mulheres que ingressam na universidade, muitas optam por seguir até os níveis mais altos exigidos na carreira de pesquisa. Porém, observando mais de perto, os dados revelam algumas exceções surpreendentes. Por exemplo, na Bolívia, 63% dos pesquisadores são mulheres, enquanto na França esse índice é de 26% e, na Etiópia, 8%.

Mulheres na Ciência – uma nova ferramenta interativa – apresenta os dados mais recentes, por país, independentemente do seu estágio de desenvolvimento. Produzida pelo Instituto de Estatística da UNESCO (UNESCO Institute for Statistics - UIS), a ferramenta permite que se explore e visualize as disparidades de gênero no caminho que leva a uma carreira de pesquisa, a partir da decisão das mulheres quanto a obter um doutorado nos campos da ciência e dos setores em que elas trabalham.
Na Suécia, por exemplo, as mulheres são a maioria (60%) dos estudantes inscritos em programas de bacharelado, mas esse número diminui à medida que cresce o nível de educação, contabilizando-se 49% dos doutorandos e somente 36% dos pesquisadores. A ferramenta de dados revela essa tendência em todas as regiões, o que mostra o conflito que muitas mulheres enfrentam, ao tentarem conciliar as ambições de profissionais com as responsabilidades exigidas no cuidado com a família.
As mulheres pesquisadores também tendem a trabalhar em setores acadêmicos e governamentais, ao passo que os homens dominam o setor privado, que oferece melhores salários e oportunidades. Este é o caso até mesmo em países com altos índices de mulheres pesquisadores. Na Argentina, por exemplo, 52% dos pesquisadores são mulheres, no entanto, somente 29% delas estão empregadas no setor privado.
Talvez o mais importante seja o fato de que a ferramenta de dados mostra como é importante encorajar as meninas nas áreas de matemática e ciências, desde os primeiros anos de vida. Em todas as regiões, as mulheres pesquisadores são minoria nos campos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Na Coreia do Sul, por exemplo, apenas 17% dos pesquisadores são mulheres, e somente 9% delas trabalham nos campos de engenharia e tecnologia.
Por destacar as tendências de diferentes regiões e países, esta ferramenta fornece uma visão única no Dia Internacional da Mulher (8 de março). Ela é particularmente útil para os interessados em uma perspectiva mundial sobre as disparidades de gênero em pesquisa, especialmente nos campos de STEM. A ferramenta está disponível em inglês, francês e espanhol, e pode ser facilmente integrada em sites, blogs ou mídias sociais.
Deve-se notar que esta ferramenta apresenta dados comparáveis internacionalmente e produzidos pelo UIS. Isso significa que os indicadores entre países podem ser comparados com precisão, em países com diferentes contextos para mulheres na ciência. Apesar disso, devido às diferenças metodológicas, faltam dados de alguns países, como Estados Unidos e Canadá. Ademais, também faltam dados de países em desenvolvimento que não possuem recursos para coletar ou reportar dados de pesquisa e desenvolvimento (P&D). O Instituto busca trabalhar com todos os países, para aumentar a disponibilidade de dados precisos que possam ser comparados internacionalmente.
Segundo a ferramenta, no Brasil, 58% dos estudantes de bacharelado, e 48% dos estudantes de doutorado, são mulheres. No entanto, não há dados sobre a porcentagem de mulheres pesquisadoras no Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor