Pular para o conteúdo principal

Capacitação de policiais e delegados sobre Lei Maria da Penha começa no Cariri

Delegados, agentes e policiais militares de Monteiro e mais 14 cidades da região do Cariri participam, nesta quinta-feira (8), da capacitação sobre a Lei Maria da Penha e o Enfrentamento da Violência Doméstica promovida pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública.
Nesta sexta-feira (9), profissionais que atuam na rede de atendimento às mulheres participarão da capacitação sobre gênero, humanização no atendimento e Lei Maria da Penha, também em Monteiro. São representantes de órgãos públicos municipais, Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Hospital Regional.
Segundo a secretária da Mulher, Gilberta Soares, a capacitação é continuada e abrangerá outras regiões do Estado. “Estamos fazendo todo o trabalho de sensibilização dos profissionais que atuam direto no atendimento às mulheres com foco na humanização”, disse.
Para os delegados, agentes e policiais, o curso de capacitação faz integração com a rede de atendimento disponível nas cidades. A equipe da Delegacia da Mulher de João Pessoa e da Gerência de Equidade de Gênero, da Semdh, está realizando a capacitação para os profissionais sobre violência doméstica, gênero e rede de atendimento.
A delegada da Mulher de João Pessoa, Maísa Araújo, que atua como Coordenadora das Delegacias da Mulher do Estado, disse que a parceria resultará em ações positivas no acompanhamento das medidas protetivas e na resolução de casos mais graves, como ameaças de morte. “O delegado pode pedir o encaminhamento dessa mulher para Casa Abrigo se articulando com a rede de atendimento local”, afirmou.
Mulher Protegida – Na próxima terça-feira (13), oficiais da área Norte, do 5º Batalhão da Polícia Militar, passarão por capacitação para atuar no Programa Mulher Protegida e SOS Mulher. A formação é continuada e foi iniciada na última semana com PMS que atuam na área de Mangabeira. O programa Mulher Protegida terá patrulhas formadas por policiais civis e militares que fiscalizarão se a medida protetiva é realmente cumprida pelos agressores, através de visitas domiciliares nas casas das mulheres em situação de violência em João Pessoa e Campina Grande, já que a Lei Maria da Penha não tem um dispositivo que garanta a fiscalização da medida protetiva.
SOS Mulher – Monitoramento eletrônico de mulheres ameaçadas de morte em João Pessoa e Campina Grande. O serviço oferece aparelhos com dispositivo de alerta – três botões ligados diretamente a delegacia da Mulher e Polícia Militar – que poderão ser acionados em caso de proximidade de ataque do agressor. O aparelho tem um botão verde que significa que não há perigo; o amarelo para risco caso o agressor esteja rondando a casa da vítima ou nas proximidades e o vermelho para risco total, quando o agressor já está constrangendo ou fazendo ameaças. Ela receberá o aparelho e as orientações do uso na Delegacia da Mulher de João Pessoa e Campina Grande como mais um mecanismo de proteção, além de ser encaminhada para a Defensoria Pública e solicitado medida protetiva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor