Pular para o conteúdo principal

Em março de 2014, Corpo de Bombeiro homenagearam as mulheres da Corporação, na Paraíba


Exercendo a atividade militar, a mulher já se destaca. Por fazer parte do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Paraíba (CBMPB), ela é especial. Palavras de uma das homenagens da corporação na comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) que aconteceu na manhã desta quinta-feira (7) na Companhia Regional de Atendimento Pré-Hospitalar do CBMPB, localizada nas instalações do Hospital Estadual de Emergência e Trauma, em João Pessoa.
O evento contou com a participação de autoridades e homenageados, incluindo o vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, acompanhado de sua esposa, a deputada Eva Gouveia; a primeira-dama, Pâmela Bório; a delegada de Polícia Civil da Paraíba, Ivanisa Olimpio; e a major do Corpo de Bombeiros, Flávia Vilar.
Uma das homenageadas foi a soldada Helaine, primeira mulher do Corpo de Bombeiros a atuar como motorista de resgate na Corporação. Ela entrou no Corpo de Bombeiros por meio do curso de formação na turma de 2011 e anteriormente trabalhava no comando geral. “Eu já tinha a carteira de motorista tipo D, que habilita a dirigir ambulâncias. Em outubro do ano passado, fui transferida para esta companhia, a convite do Major. Aceitei o desafio”, lembra Helaine.
A soldada Allyenn também participou da solenidade. Mesmo de licença-maternidade, resolveu ir ao evento. Ela levava Hadassa, de apenas três meses. “Faz quatro anos que estou na corporação e essa é minha primeira bebê. Eu amo minha profissão e o que faço. Estou curtindo muito este tempo de licença, mas de vez em quando bate uma saudade de estar nas atividades externas”, comentou.
Homenagens - O evento contou com a participação da Banda Militar do Corpo de Bombeiros, foram mostrados todos os uniformes da corporação, distribuídas flores para as mulheres presentes e oferecidas comendas aos homenageados. Receberam as primeiras comendas de Amigo dos Bombeiros, a primeira-dama Pâmela Bório e Ivanisa Olimpio, delegada de Polícia Civil da Paraíba, primeira mulher a assumir a função depois da Lei 8.186/2007, que padronizou a estrutura dos cargos do Poder Executivo do Estado.
As comendas Amigo do Resgate foram entregues ao vice-governador Rômulo Gouveia; à deputada estadual Eva Gouveia; à coordenadora geral do SAMU/JP, Dra. Nicole Debbaudt; à major Flávia Vilar, primeira oficial a comandar uma companhia do CBMPB; à tenente Josinete Barbosa, primeira militar feminino do CBMP; à cabo Marta como destaque operacional e à soldada Helaine – primeira motorista feminino do CBMPB.
A solenidade foi encerrada com as falas do coronel Jair de Barros, comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, do vice-governador Rômulo Gouveia e da primeira-dama, Pâmela Bório. “Queria enfatizar que, dentro da corporação, não existe distinção. As mulheres fazem o mesmo trabalho e de forma muito competente”, disse o coronel.
Rômulo lembrou o investimento do Estado na área militar e sua defesa pessoal pela autonomia da corporação em sua atuação enquanto deputado estadual. A primeira-dama lembrou o papel de cuidadora que muitas mulheres exercem, “Papel que é exercido pelo bombeiro, que cuida de vidas. Parabenizo às mulheres pelas diferentes jornadas que enfrentam e que o número de mulheres na corporação venha a crescer”, destacou Pâmela.
Por fim, o público assistiu a uma simulação feita pela Equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros, demonstrando que cuidados pré-hospitalares e pequenos detalhes no resgate do acidentado são fundamentais a fim de evitar sequelas ao paciente.
Mulheres na corporação - na Paraíba, a inclusão das mulheres foi efetivada em 1997, com a transferência da cabo Josinete, que pertencia à Polícia Militar, para o Corpo de Bombeiros. A partir do ano 2000, outras militares passaram a integrar os quadros da corporação. Em 2002, foi realizado o primeiro Curso de Formação de Sargentos Especialistas, com a aluna Josinete, hoje, 2ª Tenente.
Em 2005, aconteceu o Curso de Formação de Soldados (CFSD) – primeiro curso de formação realizado nas instalações do Corpo de Bombeiros da Paraíba. No ano de 2009, o Estado teve a primeira turma de efetivo feminino com formação fora da capital, sediado no 2º BBM, em Campina Grande.
A inclusão das mulheres nos quartéis do CBMPB não parou com as pioneiras, mas continua anualmente, por meio dos Cursos de Formação. Hoje, o Corpo de Bombeiros conta com um efetivo de 73 mulheres e mais 14 alunas do Curso de Formação de Oficiais (CFO), totalizando 87 militares em todo o Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e