Pular para o conteúdo principal

Em março de 2014, Corpo de Bombeiro homenagearam as mulheres da Corporação, na Paraíba


Exercendo a atividade militar, a mulher já se destaca. Por fazer parte do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar da Paraíba (CBMPB), ela é especial. Palavras de uma das homenagens da corporação na comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher (8 de março) que aconteceu na manhã desta quinta-feira (7) na Companhia Regional de Atendimento Pré-Hospitalar do CBMPB, localizada nas instalações do Hospital Estadual de Emergência e Trauma, em João Pessoa.
O evento contou com a participação de autoridades e homenageados, incluindo o vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, acompanhado de sua esposa, a deputada Eva Gouveia; a primeira-dama, Pâmela Bório; a delegada de Polícia Civil da Paraíba, Ivanisa Olimpio; e a major do Corpo de Bombeiros, Flávia Vilar.
Uma das homenageadas foi a soldada Helaine, primeira mulher do Corpo de Bombeiros a atuar como motorista de resgate na Corporação. Ela entrou no Corpo de Bombeiros por meio do curso de formação na turma de 2011 e anteriormente trabalhava no comando geral. “Eu já tinha a carteira de motorista tipo D, que habilita a dirigir ambulâncias. Em outubro do ano passado, fui transferida para esta companhia, a convite do Major. Aceitei o desafio”, lembra Helaine.
A soldada Allyenn também participou da solenidade. Mesmo de licença-maternidade, resolveu ir ao evento. Ela levava Hadassa, de apenas três meses. “Faz quatro anos que estou na corporação e essa é minha primeira bebê. Eu amo minha profissão e o que faço. Estou curtindo muito este tempo de licença, mas de vez em quando bate uma saudade de estar nas atividades externas”, comentou.
Homenagens - O evento contou com a participação da Banda Militar do Corpo de Bombeiros, foram mostrados todos os uniformes da corporação, distribuídas flores para as mulheres presentes e oferecidas comendas aos homenageados. Receberam as primeiras comendas de Amigo dos Bombeiros, a primeira-dama Pâmela Bório e Ivanisa Olimpio, delegada de Polícia Civil da Paraíba, primeira mulher a assumir a função depois da Lei 8.186/2007, que padronizou a estrutura dos cargos do Poder Executivo do Estado.
As comendas Amigo do Resgate foram entregues ao vice-governador Rômulo Gouveia; à deputada estadual Eva Gouveia; à coordenadora geral do SAMU/JP, Dra. Nicole Debbaudt; à major Flávia Vilar, primeira oficial a comandar uma companhia do CBMPB; à tenente Josinete Barbosa, primeira militar feminino do CBMP; à cabo Marta como destaque operacional e à soldada Helaine – primeira motorista feminino do CBMPB.
A solenidade foi encerrada com as falas do coronel Jair de Barros, comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, do vice-governador Rômulo Gouveia e da primeira-dama, Pâmela Bório. “Queria enfatizar que, dentro da corporação, não existe distinção. As mulheres fazem o mesmo trabalho e de forma muito competente”, disse o coronel.
Rômulo lembrou o investimento do Estado na área militar e sua defesa pessoal pela autonomia da corporação em sua atuação enquanto deputado estadual. A primeira-dama lembrou o papel de cuidadora que muitas mulheres exercem, “Papel que é exercido pelo bombeiro, que cuida de vidas. Parabenizo às mulheres pelas diferentes jornadas que enfrentam e que o número de mulheres na corporação venha a crescer”, destacou Pâmela.
Por fim, o público assistiu a uma simulação feita pela Equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros, demonstrando que cuidados pré-hospitalares e pequenos detalhes no resgate do acidentado são fundamentais a fim de evitar sequelas ao paciente.
Mulheres na corporação - na Paraíba, a inclusão das mulheres foi efetivada em 1997, com a transferência da cabo Josinete, que pertencia à Polícia Militar, para o Corpo de Bombeiros. A partir do ano 2000, outras militares passaram a integrar os quadros da corporação. Em 2002, foi realizado o primeiro Curso de Formação de Sargentos Especialistas, com a aluna Josinete, hoje, 2ª Tenente.
Em 2005, aconteceu o Curso de Formação de Soldados (CFSD) – primeiro curso de formação realizado nas instalações do Corpo de Bombeiros da Paraíba. No ano de 2009, o Estado teve a primeira turma de efetivo feminino com formação fora da capital, sediado no 2º BBM, em Campina Grande.
A inclusão das mulheres nos quartéis do CBMPB não parou com as pioneiras, mas continua anualmente, por meio dos Cursos de Formação. Hoje, o Corpo de Bombeiros conta com um efetivo de 73 mulheres e mais 14 alunas do Curso de Formação de Oficiais (CFO), totalizando 87 militares em todo o Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor