Pular para o conteúdo principal

Escritora Esther Guimarães explica a diferença entre mães e simples progenitoras



Reprodução Internet
Ao se aproximar o dia das mães, o comércio nos envolve com imagens de mães e filhos perfeitos, ganhando e dando presentes. Mas pessoas perfeitas não existem e não seria diferente com as mães. A imagem da mãe protetora, preocupada, amável e carinhosa, existe em algumas mulheres, mas não em todas.

Algumas não nasceram para a maternidade, sabem disso e isso não é um problema e sim uma escolha. Para outras a gravidez acontece, mas não sendo desejada ou planejada. Nestes casos, ela acaba transferindo para a criança sua frustração e raiva, o que influencia direto no seu cuidado e na sua formação pessoal e psicológica. Ou ainda, ela pode gerar a criança e abandoná-la (literalmente ou emocionalmente). 
E essas “mães” se esquecem que são um espelho para a formação do caráter de seu filho. Aqui, se os filhos não forem perfeitos como os dos comerciais, eis um motivo, pois uma criança precisa ter sua índole lapidada pela família – e esse papel é quase sempre das mães.
Por outro lado, existem mulheres que, mesmo sem nunca terem gerado uma criança, trazem consigo esse dom da maternidade. E, quando, na presença de uma criança (seu filho ou não) sabem educar, dar amor e, principalmente, zelar por sua condição física e psicológica. 
“Filho não é propriedade, é uma dádiva, um presente de Deus que a mãe cria para o mundo. Bendita a mulher que é capaz não só de gerar, mas de criar, educar e amar seu filho”, diz a escritora Esther Guimarães.

A escritora complementa que os filhos devem ter amor por suas mães sempre em seus corações, sejam elas do coração, adotivas, biológicas e até as que por algum motivo acabaram abandonando seus filhos. "Não as julguem pois talvez nunca saberão o real motivo, sendo assim aproveitem a oportunidade que Deus lhes deu de amar a mulher que os chama de filhos e pronunciem esse nome tão pequeno com grande amor em seus corações, sei que existem mães que não desabrocharam seus sentimentos e encontram dificuldades para aceitar os carinhos e o amor dos seus filhos, por essa razão penso que os filhos mesmo distantes devem cuidar e proteger o ser que Deus escolheu pra lhes trazer a esse mundo com uma missão, pois todos nós temos uma missão, e também cuidem daquelas que não lhes trouxeram no ventre mais deram a luz com a alma e os amam muito também. Por isso não lembrem de suas mães só nesta data comemorativa, pois para mim todos os dias devemos mostrar que as amamos e as respeitamos" finaliza Esther.
E para as mães de primeira viagem, Esther preparou uma lista do que não pode faltar na bolsa do bebê:

As frutas favoritas dele.
Água.
Suco ou chá.
Remédio para enjoo e dor de ouvido.
Soro fisiológico, inalador e a ampola de 5ml pra descongestionar no nariz dele.
Caso seja um bebe a bombinha para sugar o catarro do nariz.
Remédio pra gases uso pediátrico.
Chupeta caso ele use.
Analgésico.
Termômetro.
Antitérmico .
Xarope para tosse.
Remédio para cólica.
A medicação prescrita pelo médico em caso de alguma doença
Pomada dermatológica pra assadura.
Pomada dermatológica pra alergias de preferência a que foi indicada pelo pediatra.
Filtro solar infantil.
Sabonete da criança.
Shampoo e condicionador apropriados pra ele.
Band-Aid
Toalha.
Babador.
Lencinho úmido.
Fraldas se ele ainda usar, em uma quantidade necessária pra passeio.
Dois conjuntos de roupas caso a criança venha se sujar.
Dois pares de meia.
Duas peças de roupa intima. 
Um agasalho caso esfrie.
Chinelo dentro de um saquinho pra não se misturar com nada na bolsa do bebe.
Saquinho plástico pra colocar a fralda suja assim como as roupas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor