Inciativa no Cariri do estado concorreu com mais de mil inscritos de todo o Brasil
A Secretaria-Geral da Presidência da República divulgou o resultado da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil. A boa surpresa desta edição é que a Paraíba está entre os 30 anunciados na lista dos vencedores com a ação ‘Mulheres Rurais Autonomia e Empoderamento no Cariri Paraibano’, desenvolvida pelas organizações Concern Universal Brasil e Cunhã Coletivo Feminista, com cofinanciamento da União Europeia e parceria do Centro da Mulher 08 de Março e Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC).
Nesta edição, o Prêmio ODM Brasil recebeu 1.090 práticas inscritas – sendo 804 de organizações e 286 de prefeituras. Do total das inscrições, 65 práticas foram pré-selecionadas e visitadas in loco por um Comitê Técnico integrado por representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap.A inciativa no Cariri Paraibano foi reconhecida por contribuir diretamente com os objetivos do desenvolvimento do milênio de erradicar a extrema pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos, a autonomia das mulheres e estabelecer parceria mundial para o desenvolvimento. Afinal, as ações desenvolvidas nos oito municípios da região do Cariri visam beneficiar mais de três mil pessoas, entre mulheres e familiares, com impacto na geração de renda e maior igualdade nas relações de poder, até o final de 2014.
“Esta premiação não seria possível sem a participação das mulheres e de todos os parceiros que, desde 2002, têm construído alternativas de autonomia econômica para a região. O reconhecimento simboliza o sucesso de todas as iniciativas das organizações sociais comprometidas com a justiça social e o enfrentamento à pobreza no semiárido nordestino”, afirmou Angela Brightling, diretora da Concern Universal Brasil.Além da Cunhã, Concern, CM8M, algumas organizações vinculadas, como a Gajuc, a Cooperativa Vínculos e a Copagel também contribuem com a ação no Cariri.
Concern e Cunhã
Desde 2012, Concern e Cunhã acompanham mais de 20 grupos produtivos de mulheres rendeiras, artesãs, agricultoras, pescadoras, na região do semiárido paraibano. Os grupos vêm encontrando alternativas de geração de trabalho, desenvolvendo diversas atividades como a Renda Renascença e outros tipos de trabalhos manuais, como o artesanato, cultivo de hortas orgânicas, beneficiamento da pesca e produção de vassouras ecológicas, feitas com o reaproveitamento de garrafas PET.
Prêmio ODM
O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
A cerimônia de premiação dos 30 contemplados acontecerá no dia 23/05, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, em contará com a presença das duas organizações com sede na Paraíba.
Comentários
Postar um comentário