Pular para o conteúdo principal

Trabalho com Mulheres Rurais Paraibanas é premiado na 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil, em abril


Mulheres agricultoras do Grupo As Guerreiras - Comunidade Tingui - Monteiro
Inciativa no Cariri do estado concorreu com mais de mil inscritos de todo o Brasil
A Secretaria-Geral da Presidência da República divulgou o resultado da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil. A boa surpresa desta edição é que a Paraíba está entre os 30 anunciados na lista dos vencedores com a ação ‘Mulheres Rurais Autonomia e Empoderamento no Cariri Paraibano’, desenvolvida pelas organizações Concern Universal Brasil e Cunhã Coletivo Feminista, com cofinanciamento da União Europeia e parceria do Centro da Mulher 08 de Março e Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC).
Nesta edição, o Prêmio ODM Brasil recebeu 1.090 práticas inscritas – sendo 804 de organizações e 286 de prefeituras. Do total das inscrições, 65 práticas foram pré-selecionadas e visitadas in loco por um Comitê Técnico integrado por representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap.A inciativa no Cariri Paraibano foi reconhecida por contribuir diretamente com os objetivos do desenvolvimento do milênio de erradicar a extrema pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos, a autonomia das mulheres e estabelecer parceria mundial para o desenvolvimento. Afinal, as ações desenvolvidas nos oito municípios da região do Cariri visam beneficiar mais de três mil pessoas, entre mulheres e familiares, com impacto na geração de renda e maior igualdade nas relações de poder, até o final de 2014.
“Esta premiação não seria possível sem a participação das mulheres e de todos os parceiros que, desde 2002, têm construído alternativas de autonomia econômica para a região. O reconhecimento simboliza o sucesso de todas as iniciativas das organizações sociais comprometidas com a justiça social e o enfrentamento à pobreza no semiárido nordestino”, afirmou Angela Brightling, diretora da Concern Universal Brasil.Além da Cunhã, Concern, CM8M, algumas organizações vinculadas, como a Gajuc, a Cooperativa Vínculos e a Copagel também contribuem com a ação no Cariri.
Concern e Cunhã
Desde 2012, Concern e Cunhã acompanham mais de 20 grupos produtivos de mulheres rendeiras, artesãs, agricultoras, pescadoras, na região do semiárido paraibano. Os grupos vêm encontrando alternativas de geração de trabalho, desenvolvendo diversas atividades como a Renda Renascença e outros tipos de trabalhos manuais, como o artesanato, cultivo de hortas orgânicas, beneficiamento da pesca e produção de vassouras ecológicas, feitas com o reaproveitamento de garrafas PET.
Prêmio ODM
O Prêmio ODM Brasil é uma iniciativa pioneira no mundo e foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
A cerimônia de premiação dos 30 contemplados acontecerá no dia 23/05, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, em contará com a presença das duas organizações com sede na Paraíba.
Lançamento do Projeto Mulheres Rurais - 2012
Grupo Arte e Vida de Sumé durante a Mobilização do 8 de Março 2014 em Monteiro Foto Mayra Medeiros
Foto_AMAI_Ingá (6)

Foto_AMAI_Ingá (7)
Produção de Vassou com Garrafa PET Município do Congo

Coco de Roda da Comunidade Riacho do Algodão - Município do Congo Foto Mayra Medeiros

Mulheres de Camalaú com a Traíra Desfiada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor