Pular para o conteúdo principal

Uma má nutiça



Foi nessa segunda-fêra,
que ainda tá bem pertim,
que assube do acuntecido
de uma nutiça ruim
qui meu cumpade josé
acumeteu a bestêra
de se querê levar fim.

Meu cumpade apaxonousse
por uma moça formosa.
e deixou de se atentá
qui ela, quér sê bondosa
e nunca ia querê ele
jovem, bunito e inocente
bondoso, mais é da roça.

Vocês sabe cuma é
essas moça prepotente,
que vive zoando os pobe
se fazeno de carente
desejosa e interessada
que não passa de malvada
assim era a desgraçada
que tem alma, mais não sente.

Todo dia meu cumpade
se ajeitava pra ela.
e a mardita sorrindo
soltava o veneno dela
e o coitado inganado
dizia todo assanhado
é hoje, que vou chegar nela.

Chorava de fazer pena
já nem quiria mais vê
me perguntava o que faço?
ela vai ter que sabê
que é dona do meu distino
do seu lado sou um minino
sem ela não sei viver.

Foi nessa segunda-fêra,
a derradêra passada
disse que ele arrezoveu
se declarar para a amada
que fez foi-lhe uma mangoça
vou querê tu lá da roça
tu vai me servi pra quê.

Meu amigo aquele home
se sentiu desapontado
decidiu não viver mais
e quis morrer enforcado
Pois num é que foi pra casa
pegou uma corda na mala
e amarrou no meio de um caibro

A cozinha era baxinha
foi a sorte do danado.
escolher bem no cantinho
o lugar pra sê finado
fez um laço no pescoço
disse apareceu um poço
que o chão não era alcançado.

Eita que luta danada
foi um momento sofrido
quando se viu na gonia
se sentiu arrependido
não queria mais morrer
e o diabo não quis perder
lutou se fez exaurido.

Disse ele me alembrei
de todo santo do céu
chamei tanto por Jesus
mais o tal de Lucifel
puxava tanto essa corda
e os outro abria minha cova
vi a hora ir pro inferno.

Foi nessa hora seu moço
que o vento bateu tão forte
vi uma mullhé tão bela
chorando disse: é a morte?
sem falar me deu a mão
e eu sai salvo e são
essa foi a minha sorte.

Quando contou tudo isso
Perguntei: E aí cumpade?
Essa nutiça é ruim,
mais agora que tu sabe
aquela moça num presta
ele disse: eu vou pra festa
pois ela vai tá por lá
e hoje já sorriu pra mim...rs

Rita Bizerra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof