Pular para o conteúdo principal

Mulheres na liderança

Liderar é uma habilidade característica da mulher, afinal, ela lidera a família e a casa, com maestria.
Sabe-se que não fora alcançado o equilíbrio do número de mulheres e homens à frente de empresas de grande porte, multinacionais, em contrapartida, a corrida de mulheres abrindo seu pequeno negócio caminha à frente, dos homens.
É questão de tempo que adentrem ao comando de grandes empresas, haja vista, está prematura a tomada de decisão da mulher em se inserir no mercado do trabalho, que outrora, era restrito ao homem e esse é um processo gradativo, conquistado passo a passo, dentro de uma hierarquia cultural de cada empresa, com a soma de conhecimento, e, inclusive, as mulheres continuam a reverter as desigualdades com relação aos homens na educação, principalmente nos bancos de Universidades.
Você mulher que tem preconceito em ser liderada por mulheres é recomendável começar a trabalhar essa atitude, para que não seja prejudicada, na sua carreira profissional.
As mulheres competentes, que carregam em si uma bagagem de conhecimento e está colaborando positivamente com sua empresa, deve se preparar para o sim, no momento em que a oportunidade chegar. As que não agirem assim, irão perder seu cavalo celado e continuarem com atitudes previsíveis, ordinárias.
Aos homens que carregam forte resistência em adaptar-se com a liderança feminina, também, comece a trabalhar essa mudança em seu comportamento, para prevenir-se da súbita surpresa de ser liderado por uma mulher e esse conflito interno venha a influenciar na sua produtividade na empresa, podendo ser conduzido a uma possível demissão da equipe.
Todavia, o indicativo para quem resta com crenças paternalistas contrárias à participação da mulher na linha de cima das grandes empresas, quem teima em preservar esse preconceito fingido é adaptar-se o mais breve pelas comprovações estatísticas de estudos científicos do avanço das mulheres nas últimas décadas.
De acordo com Bruschini e Lombardi (2000, p. 01) houve mudanças expressivas no mercado de Trabalho no Brasil: a presença considerável das mulheres em ocupações que requer alto nível de conhecimento, nos grandes centros foi consideravelmente estendida e a tendência é ser acompanhada pelas outras regiões.
Não está muito às claras, para quem não tem interesse no assunto, mas, o processo de evolução da produtividade da mulher em cargos elevados nas empresas, caminhou com bastante força entre 2003 e 2011, quiçá com o avanço de 5 anos mais, nos quais começa a superar os homens, o número de mulheres em idade ativa, nas áreas metropolitanas de todas as regiões do país, conforme indicativos do IBGE em abril de 2015.
Todos esses estudos garantem o futuro da mulher no pódio, seja, com a criação do seu próprio negócio, seja, na hierarquia da empresa de pequeno, médio e até grande porte, o trono será dela, que emana características comportamentais de quem lidera com eficácia empresarial, vendedora, e, sobretudo, humanista. Porque mulher entende como lidar com gente.

Rita Bizerra – Licenciada em Letras pelas FIPs de PATOS/PB, onde se Especializou em Língua, Linguística e Literatura. Especializou-se em Jornalismo Político, Econômico e Assessoria de Imprensa em João Pessoa e fez MBA em Gestão de Negócios pela Universidade Potiguar. Mestre em Comunicação Social e Marketing, pelas Faculdades do Rio. Foi Empresária na área Supermercadista por quinze anos e desde 2008 trabalha com jornalismo, escrevendo para “Brazilian Press” de New Jerssy/EUA, foi editora geral do Paraíba Urgente, por 3 anos. Atualmente é Colunista de OPBNews, Empreendedora Digital e escritora com 5 livros publicados.     Rita Bizerra-Jornalista DRT- 3336/PB   
Contatos: +55 83 9 8681 2319
https://www.facebook.com/figurapublicaritabizerra
https://www.facebook.com/ritabizerraescritora/
ritaescritora@gmail.com

#espaçomulherarretada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aprovado Projeto de Lei que cria o Brasão de Armas do Município de Olho d'Água-PB

Hoje, foi oficializado pela Câmara Municipal de Olho d'Água - PB, Casa Gadibete Cirilo de Carvalho, o Brasão de Armas do Município, que já poderá ser utilizado como timbre, por todos os órgãos públicos municipais. O Projeto de Lei de autoria do Prefeito Constitucional Genoilton João Carvalho de Almeida, é uma arte desenhada pela Diretora de Cultura e futura secretária da Pasta, a escritora e Jornalista Rita Bizerra Neta. O Brasão de Armas do Município de Olho d'Água terá a seguinte descrição heráldica:Um escudo português, encimado pelo Sol e duas estrelas. No topo interno do escudo, a data de criação do município, sobre um centro de representação histórica que acompanha a estrutura do escudo em menor tamanho. Neste centro encontram-se dois olhos d’águas formados em águas baldeadas pelas enchentes, que originaram o seu primeiro nome indígena IBURA, traduzido, Olho d’Água, na língua portuguesa, o qual nomeia o município, atualmente. O escudo ostenta, ramos de algodão e

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof