Pular para o conteúdo principal

Secretária de Educação esclarece problemas ocorridos no início do ano letivo

A Secretária de Educação do município de Patos, Alana Candeia, concedeu entrevista nesta quinta-feira, 16, onde esclareceu alguns acontecimentos registrados nos primeiros dias letivos do primeiro ano do governo Dinaldinho Wanderley. De acordo com a secretária, o intuito é manter contado com a imprensa patoense, no sentido de esclarecer a série de intercorrências e reivindicações da comunidade escolar de Patos, registradas nos primeiros dias letivos.

A gestora afirmou que muitos problemas são verdadeiros, mas disse que o governo vem tomando as medidas cabíveis para suprir as necessidades de estrutura em cada unidade escolar, como também do sistema de trabalho e das rotas percorridas pelos veículos que realizam o transporte dos alunos.

Em relação a merenda, a secretária disse que os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE, são repassados a partir da segunda quinzena do mês de março e foi necessária uma licitação emergencial para garantir o início das aulas. “Queremos nos desculpar com a população, mas precisamos dizer que desde o processo de transição não se encontrava merenda na maioria das escolas. Fizemos uma licitação emergencial, mas, infelizmente o alimento não chegou a tempo”, disse.

Quanto ao transporte escolar, a gestora disse que os principais problemas dizem respeito ao estado de conservação dos oito ônibus e três dublôs, além de problemas com a documentação e equipamentos dos veículos que fazem parte da frota. “Não queremos ter um excesso de veículos em serviço, nem cometer os erros do passado. Os principais erros foram cometidos por conta do desconhecimento das rotas, mas vamos resolver todos os problemas”, afirmou.

Em relação ao quadro de professores, Candeia confirmou a existência de problemas e disse que mesmo com a realização dos últimos concursos no município, o número de efetivos ainda não é suficiente para preencher o quantitativo necessário. De acordo com a secretária, a Justiça determinou nesta quarta-feira, 15, dobrar a carga horária dos servidores efetivos, como solução para o preenchimento das vagas existentes.

Ano passado, o ex-prefeito Lenildo Morais, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta-TAC, que permite apenas servidores escolhidos por Processo Seletivo ou Concurso Público, venham a trabalhar nos quadros da educação, limitando assim o processo de escolha.

Alana afirmou que continuará prestando todos os esclarecimentos necessários tanto a imprensa, quanto aos cidadãos patoenses em geral, e enfatizou que o tempo continuará a ser o maior aliado do governo Dinaldinho Wanderley.  “Estamos abertos a qualquer esclarecimento e trabalharemos sempre com a verdade dos fatos”, finalizou.

Secretária Alana Candeia fala sobre a merenda escolar – Download
Secretária Alana Candeia fala sobre o quadro de professores – Download
Secretária Alana Candeia fala sobre o transporte escolar – Download

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor