Micróbios, bactérias e fungos podem se proliferar em locais inusitados; conheça alguns e confira as melhores formas de limpá-los
Varrer e passar pano pelo chão da casa, tirar o pó das superfícies, lavar a louça e desinfetar fogões e vasos sanitários deixam a casa completamente limpa, certo? Errado. Há alguns lugares da casa que têm alta concentração de germes e que, normalmente, nos esquecemos de limpar. Pensando nisso, a Hassle, empresa britânica de limpeza, listou quais são os cantinhos da casa os quais nos esquecemos de limpar na hora da faxina ; confira alguns:
1 - Controles remotos
Quantas vezes na vida você limpou os controles remotos da casa? Apesar de serem ignorados na hora da faxina, limpar controles remotos é importante já que – em razão de restos de comida, suor e outras substâncias que vêm do manuseamento frequente – estes objetos concentram uma grande quantidade de bactérias asquerosas. Para limpá-los, basta molhar um pano com vinagre branco e passar sobre e entre os botões.
2 - Cortina do box
Por estar em um ambiente úmido e ser constantemente molhada, a cortina do box é o lar perfeito para fungos e micróbios . A limpeza deste item pode ser feita na própria máquina de lavar com meio copo de detergente, meio copo de bicarbonato de sódio e um copo de vinagre branco.
3 - Tubos do aspirador de pó
A parte do aspirador que acumula pó é esvaziada constantemente, mas e os tubos? Você pode esticar um cabide de arame e usá-lo para cutucar pedacinhos de pó e sujeira que possam estar obstruindo o orifício.
4 - Prateleiras de sapatos
Sapatos com chulé podem ser um problema bastante comum, especialmente para quem tem crianças em casa. Para acabar com o odor desagradável, você pode usar saquinhos de chá: coloque um saquinho dentro de cada sapato malcheiroso por uma hora. Dessa forma, elas vão sugar a umidade e fazer o cheiro desaparecer.
5 - Máquina de lavar roupas
O local onde lavamos roupas também precisa ser limpo? Sim! Pode não parecer, mas o interior destes eletrodomésticos acumula sujeira e bactérias, o que pode até prejudicar o funcionamento do aparelho. Se a máquina de lavar não for limpa corretamente, as roupas pode começar a cheirar mal. Aqui, o bicarbonato de sódio entra novamente: você deve adicionar 50 g do produto a 50 ml de vinagre no compartimento de pó da máquina e lavá-la a uma temperatura de 60º C.
6 - Interruptores
De acordo com a empresa, interruptores podem ser tocados até 100 vezes por dia. As mãos, por sua vez, transferem sujeira e bactérias para eles. Porém, limpá-los é simples: molhe um cotonete em um pouco de vinagre e passe pela superfície.
7 - Abajures
Estas peças podem passar despercebidas na hora da limpeza, mas acumulam uma quantidade imensa de pó. Uma boa forma de limpar a cúpula dos abajures é enrolar a mão em fita isolante (com o lado da cola virado para fora) e dar leves batidinhas nela.
Da Redação com dados
Comentários
Postar um comentário