Pular para o conteúdo principal

Saúde: A ciência explica a TPM grave – e a causa não está na sua cabeça




Cientistas americanos acreditam que a TPM em sua forma mais extrema seja causada por uma mutação genética



Em casos de TPM severa, a mulher pode sentir sintomas tão intensos que é incapaz de realizar tarefas do dia a dia.


Enquanto a variação de humor que a maioria das mulheres sofre “naquela época do mês” já é motivo de incômodo, de 2% a 5% das mulheres enfrentam uma forma mais extrema da tensão pré-menstrual (TPM). 


Apesar das oscilações no temperamento, cientistas do Instituto Nacional da Saúde Mental (NIH, sigla em inglês), nos Estados Unidos, divulgaram no início da semana um estudo comprovando que a causa para esse distúrbio não está somente no humor da pessoa – e sim no código genético.



Segundo os pesquisadores, uma mutação genética que deixa as células cerebrais desordenadas pode explicar porque essas mulheres são tão sensíveis às mudanças hormonais. Com os estudos, os cientistas esperam aprender mais sobre o papel desse complexo genético e aprimorar os tratamentos para distúrbios de humor relacionados ao sistema endócrino.




A TPM, tensão pré-menstrual, é o pesadelo de grande parte das mulheres. Ela se apresenta em mais de cem sintomas, que vão desde cólicas e inchaço, até variações de humor e compulsão por doces. Apesar da variedade de manifestações, a TPM se caracteriza por desaparecer no início da menstruação – e reaparecer no mês seguinte. Independentemente das piadinhas que costumam ser feitas sobre o assunto, a existência da TPM é comprovada cientificamente, e em alguns casos pode até ser considerada uma doença.



A alimentação e a prática de atividades físicas são fatores importantes para o controle dos sintomas, que se apresentam em diferentes intensidades em cada mulher. A causa de tudo isso é a oscilação hormonal que ocorre no organismo durante a segunda fase do ciclo menstrual, até 15 dias antes da menstruação. É por isso que o uso de pílulas anticoncepcionais costuma aliviar os sintomas, já que a medicação ajuda a regularizar os níveis de hormônios.



Quando os sintomas da TPM deixam de ser algo tolerável e passam a afetar a vida da mulher, tanto pessoal quanto profissionalmente, ela deve procurar ajuda médica. Não existem exames que diagnostiquem os sintomas ou a intensidade da TPM. Uma boa maneira de encontrar a melhor forma de tratamento é a paciente manter um diário com as datas em que cada sintoma aparece e sua intensidade. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Perfil da Mulher Paraibana e a Política

A coragem, a resistência , a postura de honradez, enfim, as virtudes da mulher paraibana não é uma fonte de estudo esgotável, nem tampouco, explorada por estudiosos de comportamento humano, todavia, ainda se é percebido mundialmente, o sexo feminino, em posição secundária. Nesse blog, www.paraibamulhermacho.blogspot.com, nós vamos conhecer o cotidiano dessa mulher, valorizando a sua construção de imagem, não apenas de si própria, mas, do seu mundo, da sua capacidade de transformação, das suas habilidades de assumir responsabilidades dentro da sociedade na qual vive com resiliência. A mulher paraibana, não é de um perfil que se exija ser venerada e/ou que a sociedade institua regras de como ela deve ser ou agir. A mulher paraibana que em outros tempos, se casava com um noivo escolhido pelo pai, sem ao menos conhecê-lo, ou era raptada pelo  rapaz que amava para não casar-se com aquele, hoje, decide se casa-se ou permanece solteira para ter a rédia da sua vida pessoal e prof

EXCLUSIVA: Tarciano Wanderley usa o feriado de Corpus Christi para articular a inclusão das pessoas com deficiências no São João de Sousa

O que você está fazendo no seu feriado de Corpus Christi, Taciano Wanderley desafiou o calor e o tráfego da Rodovia Antonio Mariz que liga Patos à cidade Sorriso (Sousa) para atender à solicitação de uma moça através de um áudio, que sugeria: "...já que não tem São João na cidade de Patos, porque você não traz o Camarote 0800 para a cidade de Sousa, onde os deficientes não conseguem ver nada da festa, soltos no meio da multidão." Para quem não acompanha a vida de Tarciano Wanderley, e desconhece a sua trajetória, o Paraíba Mulher Macho, que tem a proposta de mostrar boas notícias vai esclarecer de forma resumida, como é a caminhada desse patoense nas últimas décadas. Tarciano que é paraplégico e se mobiliza sobre rodas decidiu se dedicar a facilitar a vida das pessoas com deficiência que a sua vista alcançar e iniciou esse processo transformando em rampas os possíveis degraus de acessos a ambientes públicos, na cidade de Patos e com a ajuda de amigos foi amp

Aconteceu na Princesinha do Vale “O Mais Lindo São João do Mundo”, em 2019

A Princesinha do Vale é a cidade de Olho d’Água, no Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba Foto aérea do São João de Olho d'Água O impacto na mudança do estilo de realização do São João de Patos rendeu para a minha Princesinha do Vale, que se destacou neste ano de 2019 no meu olhar e de muitas pessoas, como “O Mais Lindo São João do Mundo” e comprovamos já na foto de capa desta matéria, onde mostramos a arte de ornamentação da nossa amiga Fernanda e discorremos essa comprovação nas demais fotos que você poderá apreciar no final da matéria. O nosso São João já é tradicional há “anos luz” quando eu, nem sabia o que era mundo e há cada anos os gestores e organizadores da festa têm se empenhado para melhor, mas, considerando os altos e baixos dos acontecimentos, o nosso São João tem evoluído e este ano ele deu um salto de qualidade na ornamentação, na efetividade, na afetividade dos reencontros e, sobretudo, na animação e alegria. O nosso Pároco Padre Erivaldo é um Pastor